Boletins

Boletim 04/2020

Retomada Parcial de Atividades no IGc

Data definida: 21 de setembro

A Diretoria do Instituto com a anuência da Comissão Especial embasadas pelo Plano USP e pelas normas sanitárias vigentes definiu a data de retomada parcial e gradual das atividades de pesquisa para a próxima segunda-feira, 21 de setembro de 2020.

Saiba mais...

Controle de acesso

O acesso ao Instituto será controlado. Estão autorizados a adentrar suas instalações: docentes; funcionários (convocados ou não); alunos autorizados e agendados; e prestadores de serviços agendados. TODOS deverão se identificar na Portaria.

Convocação de Funcionários

Os funcionários que retornarão gradualmente nesta Fase do Plano USP (30%) serão convocados oficialmente pela Chefia imediata e Direção do IGc. O Modelo de Convocação, elaborado pelo Plano USP, encontra-se em versão MS Word no site da Comissão Especial.

Acesse>>>

Providências tomadas

A Comissão, com a colaboração da Diretoria e dos setores administrativos, empreendeu uma série de adequações nos ambientes do Instituto, como por exemplo: instalação de barreira acrílica na Portaria; instalação de dispensadores de álcool gel nas entradas dos laboratórios e portaria; colocação de cartazes com orientações sobre medidas de higiene e prevenção ao contágio de Covid-19; instalação de travas para manter portas de banheiros abertas; instalação de microondas no pátio; distribuição de máscaras e protetores faciais (em andamento) para funcionários, docentes e alunos que retornarão nesta fase; dentre outras.

Acompanhamento

A Comissão acompanhará diariamente o desenvolvimento das atividades no Instituto a fim de fazer cumprir as normas definidas para a Fase B do Plano USP, bem como coibir atos de desrespeito às normas sanitárias. Por meio do uso de agendas e planilhas eletrônicas, a Comissão terá condições de verificar os agendamentos e as atividades dos laboratórios e, portanto, a taxa de ocupação dos espaços. Como estes são compartilhados é fundamental que todos cumpram as agendas e protocolos estabelecidos pelos laboratórios e que todas as regras sejam respeitadas para que possamos atravessar essa difícil etapa sem arriscar nossa saúde e dos nossos colegas do Instituto. Contamos com a colaboração de todos!

O que estabelece a Fase B do Plano USP?

Fase atual: B – Retorno Parcial e Gradual
  • Este é o momento de preparação de ambientes e implementação dos protocolos de biossegurança pela administração da Unidade/Órgão.
  • A Fase B sinaliza o início do processo de flexibilização.
  • Para iniciar a saída da Fase A, é imperativo que a região (Departamento Regional de Saúde) onde se localiza o campus se encontre na Fase Amarela.
  • Ainda que seja necessário que o campus esteja em um DRS na Fase Amarela, essa condição não é suficiente para uma flexibilização imediata.
  • É obrigatório cumprir, no mínimo, 4 (quatro) semanas consecutivas na Fase Amarela (Fase B do Plano USP), antes de iniciar o processo de relaxamento das restrições. Este tempo de permanência é necessário para avaliar a estabilidade da doença no DRS.
  • Após essas 4 (quatro) semanas na Fase Amarela (Fase B do Plano USP), o Dirigente poderá permitir o retorno parcial e gradual de até 30% dos servidores técnicos e administrativos da Unidade para atender às necessidades da pesquisa e de pós-graduação.
  • Nesta fase, os alunos dos cursos de graduação e os dos cursos de extensão não estão autorizados a retomarem as atividades presenciais. A exceção são os estudantes e profissionais da área da saúde humana e animal e os que compõem equipes de pesquisa.
  • Demais restrições e recomendações são apresentadas na Tabela 2 – Condições e Recomendações para cada fase do Plano USP.

TABELA 1: Referência para Ocupação de Ambientes Fechados
(limite mínimo de distanciamento social igual a 1,5 metro)

ocupacao

TABELA 2: Plano USP para o Retorno das Atividades Presenciais
FASE B (alguns critérios destacados)

Critérios
Retorno parcial e gradual
Acesso às áreas comuns

Restrito. Evitar aglomeração e manter distanciamento social

Acesso aos laboratórios pelas equipes

Permitido com restrição. Revezamento. Tabela 1. Fase B

Aulas teóricas de graduação e pós-graduação

Somente remotas

Atividades práticas e estágios supervisionados à USP

Restrito. Permitido às áreas da saúde, seguindo as recomendações da Resolução PRG.

Acesso aos laboratórios pelos Pós-doutorandos

Retorno com revezamento

Importante:

• alunos de graduação que façam parte de equipes de pesquisa e que sejam agendados/convocados por seus orientadores estão autorizados a entrar no Instituto.
  • o acesso aos laboratórios pelos alunos de pós-graduação terá retorno restrito com regra de Prioridade.

Acesse nossos boletins

A Comissão disponibiliza em seu website todos os boletins já publicados.

Acesse >>>