Boletins

Boletim da Comissão Especial 01/2020

PANORAMA & CONSCIENTIZAÇÃO

O Estado de São Paulo (ESP) instituiu pelo Decreto Nº 64.994 de 28/05/2020 o Plano São Paulo, que compreende um conjunto de estratégias para a retomada gradual da economia e de outras atividades.

O ESP está dividido em 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS) e que estão classificados segundo 5 níveis de flexibilização por meio de cores: Vermelha (Máxima restrição), Laranja (Controle), Amarela (Flexibilização), Verde (Abertura parcial) e Azul (Normal controlado).
Mais informações em https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/

O campus USP Butantã, inserido no Município de São Paulo (MSP) pertence ao DRS da Grande São Paulo/Baixada Santista e se encontra no momento na Fase Amarela.

A USP adotou o Plano USP, calcado no princípio de “proteção e preservação da saúde e da vida”, que é dividido em 5 fases: Fase A (Restrição máxima), Fase B (Retorno parcial e gradual), Fase C (Abertura parcial), Fase D (Normal controlado) e Fase E (Normal 2021).

A retomada de atividades na USP será gradual e em sintonia com o Plano SP desde que o MSP se encontre em uma fase que permita flexibilização (Amarela, Verde ou Azul).

A migração para a próxima fase do Plano USP dependerá da permanência do campus por quatro semanas na fase do Plano SP.

Acabamos de migrar para a Fase B USP (Retorno parcial e gradual) porque se passaram 4 semanas em que o município de SP ficou na fase Amarela. Caso o município migre para a fase verde, serão necessárias 4 semanas nessa situação para que só então o campus migre para a Fase C USP (Abertura parcial).

A fase B permite o retorno gradual e facultativo de até 30% dos servidores técnicos e administrativos, para atendimento das necessidades de pesquisa e pós-graduação. Nesse sentido, reforça-se que atividades que podem ser efetuadas remotamente que assim devam continuar, mas abre-se a possibilidade de retorno de atividades presenciais essenciais para o bom andamento da pesquisa nas unidades.

As aulas para alunos de graduação e de pós graduação continuarão a ser ministradas virtualmente até o final do 2o semestre. O regresso de alunos ao IGc só será permitido na fase E, por ora prevista para o início de 2021.

Com vistas à implementação do Plano USP nas unidades dos campus, a Direção do Instituto de Geociências (IGc) nomeou uma comissão especial para elaboração de protocolos de higiene e comportamento personalizados à infraestrutura da instituição e às características de suas atividades e de pessoal. É de sua competência também o acompanhamento e monitoramento do cumprimento das medidas protetivas e de higiene estabelecidas pela OMS, ESP e USP, além de manter-se atualizada sobre os desdobramentos da pandemia e das decisões de instâncias superiores. (ver portaria em anexo).

A principal mensagem que esse 1o Boletim deseja transmitir é que visando a proteção e preservação da saúde e da vida de todos é imprescindível que nos conscientizemos de que para conseguir voltar integralmente às atividades no IGc precisaremos respeitar as resoluções já exaustivamente difundidas nas mídias assim como as normas específicas do IGc que serão devidamente divulgadas para toda a comunidade. Negar o que acontece atualmente ou subestimar as consequências de exposições impensadas além de trazer prejuízo às pessoas ao redor pode significar um retrocesso de fase na USP, como a volta à restrição total.

Dessa forma, utilizar máscaras cobrindo nariz e boca em 100% do tempo, lavar as mãos com água e sabão ou aplicar álcool gel 70% com frequência, ter um distanciamento social mínimo de 1,5 metro, evitar encontros com mais de 2 pessoas, usar adequadamente os espaços compartilhados e automonitorar as condições pessoais de saúde e avisar a portaria em caso de doença ou suspeita, embora constituam atitudes por vezes “incômodas”, elas são obrigatórias no atual cenário pandêmico. E essas ações devem ser adotadas não só no IGc, mas em quaisquer ambientes compartilhados com outras pessoas.

As chefias de Departamento e dos Laboratórios estão sendo contatadas para fornecerem as informações necessárias para que seus espaços possam retomar suas atividades de forma controlada e segura, com base em protocolos de funcionamento e ocupação pré-estabelecidos.

Para dúvidas, comunicações imediatas de estado de saúde debilitada durante permanência no IGc e denúncias de desrespeito às medidas protetivas, criamos um canal de atendimento exclusivo: comissaocovidigc@usp.br. Boletins informativos da Comissão Especial serão encaminhados periodicamente aos emails da comunidade IGc, assim como constarão no site http://www.igc.usp.br/covid.

Com as nossas cordiais saudações,

Comissão Especial IGc
Prof. Carlos José Archanjo (Vice-Diretor do IGc)
Profa. Alexandra Vieira Suhogusoff (GSA)