Boletins

Boletim da Comissão Especial 02/2020

Levantamento de Dados da Pós-Graduação (IGc-USP) – Prazos e demanda laboratorial

A fase B do Plano USP de retomada gradual de atividades prevê que somente pós-graduandos, pós-doutorandos e alunos de graduação envolvidos em equipes de pesquisa possam utilizar a estrutura física de laboratórios para obtenção de dados de seus respectivos trabalhos. Por esse motivo, a Comissão Especial junto aos alunos de Pós-Graduação e pesquisadores de pós-doutorado, do Instituto de Geociências (USP), realizou um levantamento para avaliar a demanda laboratorial nos próximos semestres, considerando as prorrogações de prazo concedidas aos alunos em função da pandemia de COVID-19.

Para se saber a quantidade de pessoas que precisariam utilizar um ou mais laboratórios, um formulário foi elaborado para o conhecimento de prazos e laboratórios necessários. Outras informações também foram consideradas, como: a disposição em trabalhar em “equipes” nos laboratórios, a fim de minimizar o contato entre pessoas, e a necessidade de se utilizar a sala de pós-graduação. Estas respostas estarão disponíveis para auxiliar os laboratórios a montarem suas listas de prioridades.

É importante ressaltar que este levantamento de dados visa somente subsidiar as decisões de laboratórios e da Comissão Especial no sentido de estabelecer escalas de trabalho que se compatibilizem com as medidas de segurança nos espaços compartilhados amplamente difundidas pelo Plano USP.

De um total de 164 pós-graduandos e 23 pós-doutorandos, responderam ao formulário 102 e 13, respectivamente.

Os principais resultados são apresentados nos gráficos a seguir. A figura 1 mostra a distribuição dos prazos a serem cumpridos ainda neste semestre (menos que 6 meses), até o primeiro semestre de 2021 (menos que 1 ano), até o segundo semestre de 2021 (menos que 1,5 ano), até o primeiro semestre de 2022 (menos que 2 anos), e a partir do segundo semestre de 2022 (mais que 2 anos).

Figura 1 – Número de alunos e pesquisadores por prazo (entrega de qualificação ou dissertação/tese, estágio sanduíche no exterior, etc.) para os próximos semestres.

De um universo de 115 pessoas, 35 têm o próximo prazo em menos de 6 meses e 39 em menos de 1 ano. Os dados completos encontram-se no Quadro 1.

Quadro 1 – Número de pós-graduandos e pós-doutorandos de acordo com os prazos para os próximos semestres.

Alunos e pesquisadores com prazo inferior a 6 meses

Dentre as pessoas nessa condição, 23 apontaram a necessidade da utilização de no mínimo um laboratório (Fig. 2).

Figura 2 – Demanda laboratorial para alunos e pesquisadores com menos de 6 meses de prazo.

Os laboratórios citados, assim como as respectivas demandas, estão representados no Quadro 2.

Quadro 2 – Laboratórios necessários para pessoas com prazos inferiores a 6 meses.

Alunos e pesquisadores com prazo inferior a 1 ano

Para esta condição, 24 pós-graduandos e pós-doutorandos precisarão utilizar um ou mais laboratórios (Fig. 3). O Quadro 3 mostra a demanda em números para cada laboratório citado.

Figura 3 – Demanda laboratorial para alunos e pesquisadores com menos de 6 meses de prazo.
Quadro 3 – Laboratórios necessários para pessoas com prazos inferiores a 1 ano.

Salas de pós-graduação

As únicas salas com necessidade de serem frequentadas, por mais de uma pessoa, estão marcadas em vermelho no Quadro 4. Caso a área seja menor que a permitida para o número de pessoas, deverá ser implementado remanejamento ou revezamento.

Quadro 4 – Salas de pós-graduação que precisarão ser frequentadas. Somente as salas marcadas em vermelho apresentam demanda para mais de um pós-graduando.

One comment

Comments are closed.