Divulgação

Quatro pesquisadores do IGc figuram entre os mais influentes da ciência mundial de 2022

Em 2022, divulgamos a lista dos mais influentes pesquisadores da ciência mundial, baseada na “matriz de dados com os perfis de pesquisadores” da Elsevier. Naquele ano, 2 pesquisadores do IGc figuraravam na lista, o Prof. Benjamim Bley de Brito Neves e o Prof. Miguel Angelo Stipp Basei.

Neste ano de 2023, a lista divulgada em 4 de outubro de 2023, com dados referentes a 2022 tem 247 pesquisadores da Universidade de São Paulo, 4 deles são do IGc/USP:

Prof. Benjamin Bley de Brito Neves
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4141785292003086
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0789-7191

Ao todo a lista possui mais de 200 mil pesquisadores, sendo 1.212 do Brasil. Assim, a USP representa 20,4% dos pesquisadores nacionais listados.

Na área de “Earth & Environmental Sciences” a USP tem apenas 9 representantes na lista, e 4 deles são do IGc.

Confira as métricas dos pesquisadores do IGc abaixo:

A matriz de dados da Elsevier é atualizada anualmente e disponibilizada publicamente em seu repositório de dados: https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/6

As métricas de citação são amplamente utilizadas e mal utilizadas. Criamos um banco de dados publicamente disponível de cientistas mais citados que fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (c-score). São apresentados dados separados para o impacto ao longo da carreira e, separadamente, para o impacto de um único ano recente. São fornecidas métricas com e sem autocitações e proporção de citações por artigos citados. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos de acordo com a classificação padrão Science-Metrix. Percentis específicos de campo e subárea também são fornecidos para todos os cientistas com pelo menos 5 artigos. Os dados ao longo da carreira são atualizados até o final de 2022 e os dados do ano recente referem-se às citações recebidas durante o ano civil de 2022. A seleção é baseada nos 100.000 melhores cientistas por pontuação c (com e sem autocitações) ou um percentil classificação de 2% ou superior no subcampo. Esta versão (6) é baseada no instantâneo de 1º de outubro de 2023 do Scopus, atualizado até o final do ano de citação de 2022. Este trabalho usa dados Scopus fornecidos pela Elsevier por meio do ICSR Lab (https://www.elsevier.com/icsr/icsrlab ). Os cálculos foram realizados usando todos os perfis de autores do Scopus em 1º de outubro de 2023. Se um autor não estiver na lista é simplesmente porque o valor do indicador composto não era alto o suficiente para aparecer na lista. Isso não significa que o autor não faça um bom trabalho.

Elsevier (2023) October 2023 data-update for “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”. DOI: 10.17632/btchxktzyw.6.

Para saber mais sobre esse ranking recomendamos a leitura da matéria publicada pelo Jornal da USP: https://jornal.usp.br/institucional/rankings-internacionais-elsevier/