10º ENCONTRO DE COLECIONADORES DE MINERAIS | Talk “Os Minerais Tipo do Brasil”, com Prof. Daniel Atencio

O Encontro de Colecionadores de Minerais surgiu em 2013 como uma forma de fomento ao colecionismo de minerais, surgimento de novos colecionadores e estreitamento com o público do Museu. A ideia era fazer a exposição de coleções, fazer trocas, identificar minerais e tirar dúvidas.  Um diálogo entre colecionadores iniciantes e colecionadores profissionais ou mais experientes!

Talk “Os Minerais Tipo do Brasil”, com Daniel Atencio (USP)
14 às 15h

O talk  irá tratar do histórico e das propriedades dos 75 minerais válidos que foram descritos pela primeira vez no Brasil.Daniel Atencio nasceu em São Caetano do Sul, Estado de São Paulo. Geólogo (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de São Paulo, é professor do Instituto de Geociências da USP desde 1984. É o representante brasileiro na Commission on New Minerals, Nomenclature and Classification (CNMNC) da International Mineralogical Association (IMA), autor/ coautor de 34 minerais novos (20 do Brasil, 14 do exterior). O mineral atencioíta foi nomeado em sua homenagem. É autor dos livros “Type Mineralogy of Brazil: a book in progress” e “Os Minerais-Tipo do Brasil: um livro em andamento”, ambos de 2023. É co-autor da Enciclopédia dos Minerais do Brasil (8 volumes já publicados).

Veja a programação completa em: http://bit.ly/46LvbFa

10º Encontro de Colecionadores de Minerais