Divulgação

Trabalho do IGc/USP premiado como melhor Poster no 29º Congresso Brasileiro de Geoquímica

O trabalho intitulado “Whole rock geochemistry (x-ray fluorescence and inductively coupled plasma mass spectrometry): a comparative insight using mica schist from Brusque Complex (São Miguel Beach – Penha-SC)” de autoria da aluna de graduação Lorena de Toledo Queiroz, do pós-graduando Lucas Ramos Tesser e dos Professores Valdecir de Assis Janasi e Miguel Angelo Stipp Basei, recebeu o Prêmio de Melhor Poster da Sessão Geoquímica da Litosfera no 29º Congresso Brasileiro de Geoquímica, realizado de 09 a 11 de agosto de 2023 em Aracajú/SE.

Lorena conta que iniciou a pesquisa em 2022:

"...fiz uma optativa que o Prof. Valdecir oferece (Análise Instrumental I) e os alunos tiveram que desenvolver um projeto analítico sobre as análises geoquímicas que fizemos durante a disciplina. Eu escolhi fazer a disciplina com umas amostras que coletei no mapeamento junto com o Prof. Basei e o monitor Lucas Tesser. Então, após ter concluído a disciplina, eu achei que seria legal mandar o resumo do projeto desenvolvido na disciplina para o CBGq. Resumidamente, o trabalho foi comparar as técnicas analíticas para análise geoquímica de rocha total (fluorescência de raios-x com ICP-MS) em mica xistos do Gr. Brusque.
Lorena de Toledo Queiroz


Leia o trabalho na íntegra:

<object class="wp-block-file__embed" data="https://igc.usp.br/wp-content/uploads/2023/08/PosterPremiado-XIX-CBGq-2023.pdf" type="application/pdf" style="width:100%;height:881px" aria-label="<em>Whole rock geochemistry (x-ray fluorescence and inductively coupled plasma mass spectrometry): a comparative insight using mica schist from Brusque Complex (São Miguel Beach – Penha-SC)Whole rock geochemistry (x-ray fluorescence and inductively coupled plasma mass spectrometry): a comparative insight using mica schist from Brusque Complex (São Miguel Beach – Penha-SC)Baixar