Bem vindo ao Portal do IGc USP
    

Mineralogia e Petrologia

 

O Programa de Pós-Graduação Geociências (Mineralogia e Petrologia) tem por objetivos a formação de recursos humanos em níveis de Mestrado e Doutorado qualificados para exercer atividades acadêmicas e profissionais relevantes, bem como a atualização de profissionais nos campos afins das Geociências. É um programa único no seu gênero no país que formou e forma pesquisadores que nucleiam diversas IES do Brasil e do exterior e profissionais que se destacaram em empresas estatais e privadas.

 

As atividades de pesquisa são reunidas em duas Áreas de Concentração: Petrologia Ígnea e Metamórfica e Mineralogia Geral, Analítica e Aplicada, as quais cobrem amplo espectro de temas ligados à petrologia, mineralogia, metalogênese, geoquímica analítica e patrimônio geológico.

 

A Área de Petrologia Ígnea e Metamórfica reúne as linhas de pesquisa Geologia, petrologia e metalogênese de províncias ígneas e evolução litosférica, na qual são desenvolvidos 15 projetos de pesquisa, e Geologia, petrologia, metalogênese e evolução dos cinturões metamórficos, com 6 projetos. A área de Mineralogia contempla as linhas Mineralogia Geral, Analítica e Aplicada e Patrimônio Geológico Natural e Construído e Geoconservação, com 7 projetos específicos. Os projetos, individuais e/ou de grande porte desenvolvidos, incluem colaboração de diversas instituições de pesquisa do Brasil e do exterior e abordam diversos temas de fronteira em mineralogia e petrologia.

 

O curso de mestrado propicia a formação avançada através de disciplinas específicas bem organizadas, bibliografia especializada e intensas atividades laboratoriais, enquanto no doutorado, os estudantes desenvolvem com propriedade desde temas clássicos até temas de ponta em mineralogia, petrologia e geoquímica analítica, os quais são explorados com apoio da excelente infraestrutura analítica disponível.

Direitos Reservados © 1999-2017  Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo
Login | Créditos