Divulgação

Prof. Douglas Galante participa do podcast Rádio Escafandro

O episódio 111: “Finalmente os ETs. Ou não.” do podcast Rádio Escafandro do último dia 02/04/2024 teve entre seus convidados o Prof. Douglas Galante do IGc/USP.

Em 2017, um objeto astronômico diferente de tudo o que a gente já tinha visto antes passou perto da terra: o Oumuamua. Ele tinha uma velocidade maior do que o normal, não tinha uma cauda como os cometas, nem poeira, como os asteroides. Por tudo isso, astrônomos concluíram que o Oumuamua era o primeiro objeto de fora do sistema solar identificado por telescópios humanos.

Mas, para um astrofísico em particular, ele poderia ser ainda mais interessante. Poderia ser o resto de um objeto tecnológico criado por alguma civilização extraterrestre.

A partir dessa história, este episódio mergulha na astrobiologia. Um campo de estudo que tenta entender como a vida surgiu aqui, para buscar por vida alienígena

Entre os entrevistados do episódio ⁠está Douglas Galante,⁠ Professor doutor do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do IGc/USP. Trabalha nas áreas de Geobiologia, Astrobiologia e Ciências Planetárias.

Ouça: