Comunicado CCEx: Novo fluxo para os Cursos de Extensão Universitária

Desde fevereiro de 2020 a PRCEU lançou o Fluxo Digital de Processos de Cursos de Extensão Universitária. A proposta vem ao encontro da nova Resolução CoCEx 7897, publicada em 03/12/2019, que regulamenta e estabelece normas sobre cursos de extensão universitária da Universidade de São Paulo.

É um novo trâmite, que elimina a circulação de processos físicos (pastas amarelas) e agiliza consideravelmente seu andamento.

A principal mudança é que, a partir de agora, o Coordenador da proposta (obrigatoriamente um professor do IGc – aposentados não podem) é quem deve preencher, com seu perfil de professor, o cadastro do curso no Sistema Apolo. É necessária também a assinatura do Chefe do Departamento que oferece o curso, também no Sistema Apolo (nada em papel).

Somente os cursos aprovados pela Comissão de Cultura e Extensão serão homologados junto à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU). Todos os cursos oferecem certificados aos alunos e ministrantes.

Para dúvidas sobre como fazer o cadastro e os documentos necessários, consultar a Comissão de Cultura e Extensão (ccexigc@usp.br).

Prazos para a entrega de propostas:

Natureza do cursoPrazo para entrega da proposta*
Difusão ou Atualização60 DIAS DE ANTECEDÊNCIA
Aperfeiçoamento ou Especialização180 DIAS DE ANTECEDÊNCIA
Cursos de EAD ou com convênios180 DIAS DE ANTECEDÊNCIA

OBS: Ofício PRCEU de 11 de abril de 2017 determina que nenhum curso poderá ter início sem as aprovações em todas as instâncias competentes.

Modalidades de cursos (descrição de cada tipo de curso: https://prceu.usp.br/cursos/):

Natureza de curso Carga horária mínimaPúblico alvo
Aperfeiçoamento180 hSomente graduados
Atualização30 hSomente graduados
Difusão4 hNão há restrição
Especialização360 hSomente graduados

OBS:Para cursos nos quais a carga horária seja superior à da sua natureza (difusão / atualização) é necessária uma justificativa para ser incluída no Sistema Apolo.

Maiores informações na página da PRCEU: https://prceu.usp.br/noticia/nova-resolucao-cocex-no-7897-cursos-de-extensao-universitaria/