Cursos do ano de 2024
Cod. 440400040 Edi. 24001 Proc. 24100063440 Curso: Como usar a Exposição Permanente do Parque Natural Cavernas do Peruaçu para entendimento da evolução do Patrimônio Natural e Cultural pelos condutores de visitantes locais.Departamento: Geologia Sedimentar e Ambiental Ministrante(s): Denise de La Corte Bacci Toledo, Paulo Cesar Boggiani, Francisco William da Cruz Júnior, Nicolas Misailidis Strikis Objetivo: Promover o entendimento e uso do material de educação e divulgação da Exposição Permanente do Centro de Visitantes do Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu, a ser inaugurado na data do curso, com uso dos painéis, materiais, maquetes e vídeos. Justificativa: O turismo na região do Parque Nacional está crescendo, com apropriação por parte das comunidades locais, comunidade quilombolas e indígena de Xacriabá. A Exposiçaõ Permanente, organizada pelo proponente do curso e equipe que ministrará o curso, apesar de se auto explicar, requer aprofundamento dos temas para permitir melhor aproveitamento da mesma na atividade turística da região. Público Alvo: Comunidade local, professores e, principalmente, condutores de visitantes. Formato: PRES Período: 20/06/2024 a 20/06/2024 Matriculados/Vagas: 19/200 |
Cod. 440300006 Edi. 24001 Proc. 24100103441 Curso: USP Academy 2024 – Image analysis for disaster risk reduction and managementDepartamento: Geologia Sedimentar e Ambiental Ministrante(s): Roberto Hirata Junior, Carlos Henrique Grohmann de Carvalho, Camila Duelis Viana, Rebeca Durço Coelho Objetivo: O curso tem por objetivos: conceitualizar redução e gestão de riscos e desastres; investigar como a observação terrestre pode ser utilizada para redução de riscos e desastres; apresentar e aplicar análise de imagens utilizando linguagens de programação; apresentar e aplicar métodos para segmentação, detecção e classificação de imagens; promover trabalho em equipe em ambiente multidisciplinar. O curso será oferecido em inglês. Justificativa: A gestão de riscos e desastres, bem como a elaboração de estratégias voltadas para a redução destes riscos, têm sido objeto de crescente atenção global, especialmente considerando o aumento de eventos climáticos extremos. Tais ações visam reduzir as vulnerabilidades socioeconômicas aos desastres, e lidar com os perigos que as desencadeiam. Este tema é importante sobretudo em países em desenvolvimento, onde a expansão desordenada das cidades acaba por expor mais pessoas ao risco. A análise de imagens produzidas por sensores remotos em escalas variadas, permite suprir gaps de conhecimento sobre perigos, vulnerabilidades e exposição da escala nacional a local. A construção deste conhecimento é fundamental para o alcance dos objetivos e metas relacionados com catástrofes das três agendas globais para o desenvolvimento sustentável (Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas e o Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Desastres). O curso tem, portanto, clara relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico e social da área no Brasil, além de um importante papel na capacitação de recursos humanos para lidar com a temática no país, ao mesmo tempo que é uma oportunidade de fortalecer relações de trocas de experiências com instituições estrangeiras. Público Alvo: Estudantes de pós-graduação e pesquisadores interessados. Formato: PRES Período: 15/07/2024 a 26/07/2024 Matriculados/Vagas: 10/10 |
Cod. 440300005 Edi. 24001 Proc. 24100084447 Curso: Educação Baseada no Lugar e GeoconservaçãoDepartamento: Geologia Sedimentar e Ambiental Ministrante(s): Denise de La Corte Bacci Toledo, Paulo Cesar Boggiani, Rosana Louro Ferreira Silva, Vania Maria Nunes dos Santos, Christine Laure Marie Bourotte, Luciene Regina Paulino Tognetta, Valeria Cordeiro Fernandes Belletati, Daniel De Stefano Menin, Priscila de Cassia Silva, Maria Aparecida de Souza Objetivo: Contribuir para a formação de professores pesquisadores em exercício, a partir da reflexão sobre a atividade docente na escola e na comunidade, por meio da construção de estratégias socioeducativas e projetos voltados à educação baseada no lugar e à geoconservação. Justificativa: A proposta do Curso de Formação de Professores Educação Baseada no Lugar e Geoconservação, na região do Vale do Ribeira, visa trazer aos professores da rede pública uma visão interdisciplinar sobre as questões socioambientais, com foco no lugar e no patrimônio espeleológico, cultural e tradicional. Todas as atividades propostas visam à compreensão dos conceitos, práticas e estratégias educativas para conservação do patrimônio natural e valorização da cultura local. O exercício da cidadania diz respeito à prática e à vigilância dos direitos e deveres dos cidadãos, já instituídos, e à criação de outros que se façam necessários. Sendo assim, o curso se propõe a colocar em evidência o trabalho de reelaboração do conhecimento pelos sujeitos da escola (alunos e professores), a vivência escolar de processos de cidadania orientados pelo conhecimento e o papel da escola como centro socializador/construtor/irradiador de conhecimentos importantes para a qualificação da vida da comunidade do entorno das escolas. O conhecimento das questões socioambientais, do lugar e da conservação do patrimônio geológico/espeleológico e cultural de uma determinada região apresenta uma grande importância para o cotidiano dos cidadãos, pois abre possibilidades para a comunidade escolar analisar criticamente o lugar onde se insere, tomar decisões e compreender as aplicações dos conhecimentos sobre a dinâmica natural na melhoria da qualidade de vida na região. Acreditamos que à medida que se compreende a relação do ser humano com a natureza é possível também perceber nossa real participação no mundo. O curso tem por objetivo contribuir para a formação de professores pesquisadores em exercício, a partir da reflexão sobre a atividade docente na escola e na comunidade, por meio da construção de estratégias socioeducativas e projetos voltados à educação baseada no lugar e à geoconservação. A presente proposta de formação continuada se justifica diante das características do lugar, reconhecido pela sua exuberância em relação ao meio biofísico e cultural, sendo um dos maiores sítios espeleológicos do país e com enorme reserva contínua da Mata Atlântica do estado. Para além da conservação de espécies mais variadas da fauna e da flora, abriga uma paisagem única, composta pelas cavernas que se destacam pela beleza cênica da região. A área também é referência para a cultura e história do estado de São Paulo, sendo o lugar de comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas. Público Alvo: Professores da rede pública estadual e municipal da região do Vale do Ribeira. Formato: PRES Período: 31/07/2024 a 31/12/2024 Matriculados/Vagas: 89/100 |
Cod. 440300007 Edi. 24001 Proc. 24100127448 Curso: Geociências nas Cavernas da Chapada DiamantinaDepartamento: Geologia Sedimentar e Ambiental Ministrante(s): Ivo Karmann, Denise de La Corte Bacci Toledo, Paulo Cesar Boggiani, Francisco William da Cruz Júnior, Tom Dias Motta Morita, Livia Daniele Alves Rocha Objetivo: O objetivo deste curso de formação dos condutores ambientais das cavernas do município de Iraquara, na Bahia, é oferecer uma base sólida de noções em geociências, com foco no estudo das cavernas e na geologia da Chapada Diamantina (BA). Ao abordar os conhecimentos acadêmicos especializados produzidos por docentes da USP, o curso visa enriquecer a prática dos condutores, permitindo que eles compartilhem de forma mais aprofundada os conhecimentos sobre patrimônio geológico natural com os turistas, valorizando ainda mais o turismo sustentável e educativo na região. Justificativa: A proposta do curso de formação continuada de condutores ambientais da região da Chapada Diamantina (BA), visa ampliar e fortalecer os conhecimentos sobre temas relacionados ao Patrimônio Geológico e à Geodiversidade, em particular os estudos das cavernas que ocorrem na região. Os docentes da USP têm um acervo grande de dados resultantes de pesquisas realizadas na região da Chapada Diamantina, durante décadas e estes conhecimentos merecem ser compartilhados com os condutores locais e com a comunidade. Desta forma, foram reunidas palestras e aulas ministradas e gravadas, montando um acervo sobre vários temas relacionados às cavernas da região e ao patrimônio natural. Na presente proposta, espera-se que os condutores ambientais, munidos de seus conhecimentos e experiências possam agregar os conhecimentos acadêmicos e científicos, de forma a contribuir com a Geoconservação na região. Por meio da divulgação destes conhecimentos, espera-se contribuir para elaboração de propostas e estratégias para Geoconservação e da abordagem científica nas práticas de geoturismo. Justifica-se sua importância no sentido de promover o acesso dos monitores às pesquisas científicas que são desenvolvidas na Universidade de São Paulo e que abrangem esta região, bem como outras pesquisas sobre o patrimônio espeleológico, geoturismo, educação ambiental, contribuindo para que estas possam também ser incorporadas em seu cotidiano. Assim, um conjunto de aulas gravadas será desenvolvido no sentido de promover a apreensão dos conceitos envolvidos, incentivando a formação destes atores sociais, que têm grande inserção na região, especialmente com o turismo. O curso abrange uma visão interdisciplinar sobre as questões ambientais, com foco na temática da Geoconservação. Além disso, aulas em campo, com foco nas cavernas da região e da hidrogeologia, vêm ao encontro do interesse demonstrado pelos condutores durante pesquisas realizadas no local. Também serão levados em conta durante as aulas de campo, o reconhecimento e a valorização dos conhecimentos dos próprios condutores ambientais sobre seu local de vivência e de trabalho, que serão relacionados aos novos conceitos abordados. Sendo assim, o curso se propõe a colocar em evidência o trabalho de reelaboração do conhecimento pelos condutores ambientais, que ocorre nos espaços de Unidades de Conservação e em propriedades particulares, um ambiente de educação não-formal com importante papel para a sensibilização dos turistas, bem como para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental. O conhecimento das questões ambientais e de conservação da natureza apresenta uma grande importância para o cotidiano dos cidadãos, pois abre possibilidades da sociedade tomar decisões e compreender as aplicações dos conhecimentos sobre a dinâmica natural na melhoria da qualidade de vida. Acreditamos que à medida que se compreende a relação do ser humano com a natureza é possível também percebermos nossa real participação no mundo. O curso tem por objetivo promover a formação continuada de monitores ambientais para o estudo do ambiente, da conservação, da geodiversidade e do patrimônio natural, por meio de diferentes atividades didático-pedagógicas que possibilitam compreender e refletir sobre os aspectos da geodiversidade e da dinâmica socioambiental local. A presente proposta se justifica diante das características locais, reconhecida pela sua exuberância em relação ao meio biofísico e cultural. Para além da conservação de espécies mais variadas da fauna e da flora, abriga uma paisagem única, composta pelas cavernas, com enorme beleza cênica da região. Público Alvo: Condutores Ambientais e demais interessados da comunidade local. Formato: DIST Período: 04/09/2024 a 15/11/2024 Matriculados/Vagas: 89/100 |