GEOnaRUA

Inspirada na experiência da atividade de extensão do Instituto de Biociências da USP “Bio na Rua” (Almeida et al. 2021). A atividade proposta visa oferecer atividades práticas/oficinas em geociências e educação ambiental, pensadas, planejadas e organizadas pelos estudantes, sob orientação de docentes e pós-graduandos, para compor exposições/feiras a serem organizadas em praças e parques públicos, com público geral, predominantes famílias com crianças. Para tanto, pretende-se mostrar como foi e é gerado o conhecimento geocientífico na Universidade e como a Sociedade pode se apropriar e beneficiar desse conhecimento. Um dos enfoques é mostrar como se faz Ciência, como se constrói hipóteses. Seguindo ainda os preceitos de Paulo Freire (Gadotti 2027), pretende-se realizar atividades extensionistas na forma de mão dupla, não apenas com inserção do conhecimento ao público alvo, mas algo construído com ele e aproveitando seus saberes próprios. Algumas oficinas serão organizadas e estruturadas dentro de um roteiro, um eixo central, com base no Tempo Geológico, ao longo do qual o participante vai poder compreender como se constrói o entendimento do funcionamento do Planeta, numa visão sistêmica, e vai poder assim construir o seu próprio conhecimento e a consciência de seu papel no planeta, desde a origem do Planeta, junto com o Sistema Solar, passando pelas diversas eras geológicas até o discutido Antropoceno. Outras oficinas poderão ser dedicadas a temas mais específicos como observação de areias na lupa, observação de fósseis, ciclo das rochas, entre outros aspectos do Sistema Terra. A atividade visa ser interdisciplinar inserindo temas da geofísica, geografia e oceanografia geológica também.

Docente Responsável: Christine Laure Marie Bourotte