Geocultura

Geoturismo no Parque Nacional Torres del Paine – Patagônia, Chile

O Parque Nacional Torres del Paine, localizado na Patagônia Chilena, foi criado em 1959 e declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1978. Protege uma área de aproximadamente 227 mil hectares, com diferentes ecossistemas, gerados devido às distintas condições de precipitação e temperatura, relacionadas aos campos de gelo e aos efeitos da Cordilheira Paine.

Considerado a “Disneylândia” do mundo outdoor, o Parque Torres del Paine recebe aproximadamente 160 mil turistas por ano, que percorrem as trilhas admirando suas belezas geológicas: os diversos tipos de glaciares (suspensos, de vale, de montanha, etc); os estromatólitos da Laguna Amarga; os trombolitos do Sarmiento; as intrusões de granitoides miocênicos, esculpidos pelas geleiras,

que constituem as “Las Torres”, o principal cartão postal do parque. A palestra apresentará os atrativos geoturísticos do Circuito O, um trekking de aproximadamente 140 km, que circunda as cadeias de montanha do Maciço Paine, em um ambiente selvagem e intocado.

Palestrante: Luciane Kuzmickas

Geóloga, Mestre em Geociências (IGc-USP); Guia de Turismo CADASTUR (Regional, Nacional e América Latina); Monitora do Parque Estadual de Ilhabela; “Ecotuner” em formação (facilitadora da reconexão com a Natureza), pelo Instituto Brasileiro de Ecopsicologia e pela International Ecopsychology Society (IES); acima de tudo, apaixonada pelo mundo outdoor.

Data: 22 de julho de 2021 – 18h00

Link da palestra: https://youtu.be/_8lIjTei010