Geocultura

Cavernas e carste: um importante patrimônio natural e cultural

O carste é uma paisagem distinta que sempre suscitou a curiosidade e o interesse das pessoas. Depressões no terreno, rios que desaparecem, sumidouros e cavernas são exemplos dessa paisagem incrível. As cavernas são ambientes distintos de todos os demais da superfície terrestre, se caracterizando pelo confinamento espacial, ausência de iluminação solar direta e restrição na circulação de energia e massa. Isso não acontece sem razão! O fato de terem sido formadas em meio às rochas é o principal elemento que gerou toda essa diferença. A ação das forças da natureza ao longo dos tempos alterou algumas de suas características iniciais e acentuou outras, fazendo com que singularidades geológicas e biológicas fossem criadas. É claro que tudo isso fascinou o ser humano já há séculos, gerando fluxos de visitação motivados primeiramente pela exploração e pesquisa científica e, mais recentemente, pela curiosidade de milhões de pessoas, os turistas. Movidos pela beleza cênica, pelo fascínio em relação ao desconhecido, pela aventura, pela espiritualidade, pelo conhecimento e por muitos outros motivos, visitam milhares de cavernas turísticas na atualidade. O ano de 2021 é o Ano Internacional das Cavernas e do Carste (IYCK), por iniciativa da União Internacional de Espeleologia (UIS). Que tal conhecer um pouco deste universo? É sobre estes assuntos que conversaremos!

Palestrantes:

William Sallun Filho

Geológo, Mestre e Doutor em Geociências (IGc-USP). Pesquisador Científico VI do Instituto Geológico da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Heros Augusto Santos Lobo

Doutor em Geociências e Meio Ambiente (Unesp), Mestre em Geografia (UFMS), Bacharel em Turismo (UAM). Professor Associado do Depto. de Geografia, Turismo e Humanidades da UFSCar-Sorocaba-SP. Membro do quadro de diretores da International Show Caves Association (ISCA) e da Associação Ibero-Americana de Cavernas Turísticas (ACTIBA).

Link da palestra: https://youtu.be/rmVZmRDM3kE