Três pesquisadores do IGc continuam a figurar entre os mais influentes da ciência mundial de 2024

Pelo quarto ano (veja 20222023 e 2024) divulgamos a lista dos mais influentes pesquisadores da ciência mundial, baseada na “matriz de dados com os perfis de pesquisadores” da Elsevier. Com o passar das edições o número de pesquisadores foram variando, com 2 em 2022, 4 em 2023, 3 em 2024 e agora em 2025.

A lista divulgada em 19 de setembro de 2024, com dados referentes a 2024 tem 287 pesquisadores da Universidade de São Paulo, 3 deles são do IGc/USP:

Prof. Benjamin Bley de Brito Neves
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4141785292003086
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0789-7191

Ao todo a lista possui mais de 223 mil pesquisadores, sendo 1.461 do Brasil. Assim, a USP representa 19,6% dos pesquisadores nacionais listados.

Na área de “Earth & Environmental Sciences” a USP tem 8 representantes na lista, e 3 deles são do IGc.

Confira as métricas dos pesquisadores do IGc abaixo:

A matriz de dados da Elsevier é atualizada anualmente e disponibilizada publicamente em seu repositório de dados: https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/8

Métricas de citação são amplamente usadas e mal utilizadas. Criamos um banco de dados de acesso público de cientistas mais citados que fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado por coautoria, citações a artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (escore c). Dados separados são apresentados para o impacto ao longo da carreira e, separadamente, para o impacto de um único ano recente. São fornecidas métricas com e sem autocitações e a razão de citações para artigos citantes, e foram adicionados dados sobre artigos retratados (baseados no banco de dados Retraction Watch), bem como citações de/para artigos retratados. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos de acordo com a classificação padrão Science-Metrix. Percentis específicos de campo e subcampo também são fornecidos para todos os cientistas com pelo menos 5 artigos. Os dados de carreira são atualizados até o final de 2024, e os dados de um único ano recente referem-se às citações recebidas durante o ano calendário de 2024. A seleção é baseada nos 100.000 principais cientistas por escore c (com e sem autocitações) ou uma classificação de percentil de 2% ou superior no subcampo. Esta versão (8) é baseada no snapshot de 1º de agosto de 2025 do Scopus, atualizado até o final do ano de citação de 2024. Este trabalho utiliza dados do Scopus. Os cálculos foram realizados usando todos os perfis de autor do Scopus a partir de 1º de agosto de 2025. Se um autor não estiver na lista, é simplesmente porque o valor do indicador composto não foi alto o suficiente para aparecer na lista. Isso não significa que o autor não realize um bom trabalho. OBSERVE TAMBÉM QUE O BANCO DE DADOS FOI PUBLICADO EM FORMA DE ARQUIVO E NÃO SERÁ ALTERADO. A versão publicada reflete os perfis de autor do Scopus no momento do cálculo. Assim, aconselhamos os autores a garantir que seus perfis do Scopus estejam precisos. PEDIDOS DE CORREÇÃO DOS DADOS DO SCOPUS (INCLUINDO CORREÇÕES NAS FILIAÇÕES) NÃO DEVEM SER ENVIADOS A NÓS. Devem ser enviados diretamente ao Scopus, preferencialmente usando o assistente de feedback Scopus para ORCID (https://orcid.scopusfeedback.com/) para que os dados corretos possam ser usados em quaisquer futuras atualizações anuais dos bancos de dados de indicadores de citação. O escore c foca no impacto (citações) em vez da produtividade (número de publicações) e também incorpora informações sobre coautoria e posições de autor (autor único, primeiro, último autor). Se você tiver dúvidas adicionais, consulte o arquivo anexado sobre PERGUNTAS FREQUENTES. Finalmente, alertamos os usuários de que todas as métricas de citação têm limitações e seu uso deve ser moderado e criterioso. Para mais leitura, consulte o manifesto de Leiden: https://www.nature.com/articles/520429a.
Article: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000384 is cited by this dataset | Article: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000918 is compiled by this dataset.

Para saber mais sobre esse ranking recomendamos a leitura da matéria publicada pelo Jornal da USP: https://jornal.usp.br/institucional/usp-tem-276-pesquisadores-entre-os-mais-influentes-do-mundo-em-2024/

Você pode gostar...