Divulgação

Outorga do Título de Professor Emérito ao Prof. Horstpeter H. G. J. Ulbrich

[Texto lido pela Prof. Dra. Marly Babinski, Diretora do IGc/USP]

Boa tarde a todas e todos,

Gostaria de cumprimentar meus colegas de mesa, os docentes alunos e servidores aqui presentes. Também quero cumprimentar o nosso homenageado, sua esposa, a Profa. Mabel, que também e docente aposentada desta casa, seu filho Axel.

É com grande alegria e profunda honra que damos início a esta sessão solene de outorga do título de Professor Emérito, a mais alta distinção concedida pelo nosso Instituto, ao Professor Doutor Horstpeter H. G. J. Ulbrich.

Celebramos hoje uma trajetória acadêmica notável, marcada pela dedicação ao ensino, pela relevância da pesquisa e pelo compromisso contínuo com a Universidade e com a formação de gerações de estudantes e pesquisadores, sendo que muitos deles acabaram se tornando nossos colegas e estão aqui hoje para testemunhar esta trajetória brilhante do Prof. Ulbrich.

Como especialista em petrologia ígnea, o professor Horstpeter contribuiu de forma decisiva para o avanço do conhecimento geocientífico e no entendimento dos processos magmáticos que moldam a crosta terrestre. Sua produção científica, sua atuação docente e sua orientação cuidadosa e generosa de alunos e alunas deixaram marcas importantes não apenas em nosso Instituto, mas também na comunidade geológica nacional e internacional.

Ao homenageá-lo com este título, expressamos nossa mais sincera gratidão e reconhecimento, e reafirmamos o quanto seu legado, e agora como Professor Emérito, continuará a nos inspirar com seu exemplo de integridade, rigor e paixão pela ciência.

Sejam todos muito bem-vindos a esta cerimônia, e que possamos celebrá-la com a emoção e o respeito que este momenta merece. Muito obrigada.


Assista à gravação da cerimônia:

Veja as fotos da cerimônia:

Fotografias por: Wag (IGc/USP)