Palestra abordará evidências de uma única Grande Província Ígnea nas origens do Atlântico Sul

No dia 23 de maio de 2024, das 10:30 às 11:30, o Projeto Temático PARANAMAGMA (Processo FAPESP Nº 2019/22084-8) promoverá mais uma palestra virtual, desta vez com o tema “Geochemical and Geochronological Correlations Among Cretaceous Igneous Provinces: Evidence for a Single LIP in the South Atlantic Realm”. E o palestrante será o Dr. Antomat de Macedo Filho, bolsista de pós-doutorado da FAPESP e vinculado ao Projeto Temático.

Essa palestra traz à luz uma discussão crucial sobre as correlações geoquímicas e geocronológicas entre as províncias ígneas cretáceas, oferecendo evidências para uma única Grande Província Ígnea (Large Igneous Province: LIP) no domínio do Atlântico Sul ao tempo da ruptura do Supercontinente Gondwana.

Evento aberto
A palestra é aberta a toda a comunidade geocientífica. Este evento virtual proporcionará uma oportunidade excepcional para professores, pesquisadores e estudantes explorarem as nuances dessas descobertas inovadoras.

Quando e Onde?
Data: 23 de maio de 2024
Horário: 10:30 – 11:30
Local: Plataforma Google Meet
Link de Acesso: https://meet.google.com/cem-fgif-vdc

Sobre o Palestrante
Antomat de Macedo Filho é Doutor em Ciências pelo Programa de Geociências (Geoquímica e Geotectônica) da USP, com ampla experiência em caracterização de processos ígneos máficos e félsicos.

Sobre o Projeto Temático PARANAMAGMA
Esta palestra é parte integrante do Projeto Temático “PARANAMAGMA”, coordenado pelo Prof. Valdecir Janasi do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP) e financiado pela FAPESP. O projeto visa explorar a Província Magmática do Paraná, investigando sua petrogênese, cronologia e impacto ambiental.

Não perca mais essa oportunidade de mergulhar no fascinante mundo das geociências e descobrir os segredos do magmatismo de larga escala ocorrido nos estágios iniciais de formação do Oceano Atlântico Sul!

As palestras do Projeto PARANAMAGMA ocorrem bimestralmente, sempre em formato virtual, e são gratuitas.