Divulgação

Descubra o fascinante mundo das águas subterrâneas no HidroGeoDia!

Descubra o fascinante mundo das águas subterrâneas no HidroGeoDia! Em 2024, pela segunda vez no Brasil, a cidade de Bauru (SP) foi palco dessa jornada de conhecimento em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março).

O HidroGeoDia busca conscientizar sobre a relevância das águas subterrâneas e os desafios enfrentados, como a escassez e as mudanças climáticas. Organizado pelo projeto SACRE (Soluções Integradas de Água para Cidades Resilientes) da USP, com apoio da CETESB, DAE, DAEE, IPA e IPT, o evento reuniu professores e profissionais das áreas de recursos hídricos, meio ambiente e comunicação.

Bauru, cidade historicamente afetada por crises hídricas, abastece 75% de sua população com águas subterrâneas, provenientes de poços profundos nos aquíferos Guarani e Bauru. O restante é abastecido pelo Rio Batalha que sofre com períodos de estiagem.

Durante o evento, visitas foram realizadas às fontes de água da região: lagoa de captação do Rio Batalha e Estação de Tratamento de Água (ETA) e um poço tubular situado no Jardim Botânico. Os participantes puderam entender o ciclo da água, os processos de tratamento de água e os desafios enfrentados pelo Departamento de Água e Esgoto de Bauru.

O HidroGeoDia é mais do que um evento; é uma oportunidade de aprendizado e conscientização sobre a importância das águas subterrâneas para o presente e futuro de nossa sociedade.