Divulgação

Student Chapter SEG USP realiza atividades de Campo em parceria com UNICAMP SEG e UERJ SEG

Entre final de janeiro e começo de fevereiro o Student Chapter SEG USP realizou um trabalho de campo em conjunto UNICAMP SEG Student Chapter e o UERJ SEG Student Chapter cortando vários contextos e depósitos da Faixa Brasília nos Estados de Minas Gerais e Goiás.

Os agradecimento vão aos funcionários que nos recepcionaram na CBMM (Araxá – MG, 26/01), AngloGold Ashanti Brasil (Crixás – GO, 29/01), Lundin Mining – Brasil (Alto Paraiso de Goias – GO, 30/01), Anglo American (Barro Alto – GO, 31/01) e a Nexa Resources (Vazante – MG, 01/02)

As discussões foram as mais variadas, de planos e habilidades necessárias para diversas carreiras na indústria mineral; há discussões econômicas em torno do valor mineral e estratégicos das commodities exploradas; os diferentes desafios de uma mina open pit (rochas com baixa competência, questões de segurança e ambiental) e/ou underground (modelagem e questões hidrogeológicas); os modelos metalogenéticos, como ouro orogênico, depósito Au/Cu pórfiro de classe mundial rotacionado, os processo supergênicos e os desafios que esses trazem atualmente e para o futuro e as diferenças locais que um depósito de Pb/Zn pode vir a apresentar. Além da ambientação no dia a dia das minas, não apenas no que tange a geologia, mas também em diferentes pontos da cadeia produtiva, até que tenha-se o produto final a ser comercializado e de como o geólogo(a) pode atuar em diferentes frentes dessa rede.

Ainda tivemos o prazer de visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, visando um melhor entendimento geológico da região e também os potenciais geoturístico e de fomento da preservação ambiental.

Foram quase 5000 km rodados em 9 dias e por isso não podíamos também deixar de agradecer ao setor de transportes do IGc/USP em especial ao Bira, nosso excelente motorista

Ficamos muito felizes com o engajamento de todos dos Chapters  da Society of Economic Geologists e com as novas amizades! Que venham outros e novas parcerias.