Livro do Mês: “A mineralogia das rochas alcalinas meso-cenozoicas e carbonatitos associados” do Prof. Celso de Barros Gomes

Apresentação

Esta obra procura oferecer uma visão geral sobre a composição mineralógica das rochas alcalinas e alcalino-carbonatíticas, de idade mesozoica e cenozoica, que ocorrem na região meridional da Plataforma Brasileira. A tarefa é das mais espinhosas, uma vez que essa mineralogia apresenta extraordinária variação composicional e contempla numerosas espécies pertencentes a grupos variados, que incluem desde os mais simples, como os elementos nativos, até os mais complexos, como os diferentes tipos de silicatos.

O livro pode ser consultado na Biblioteca na localização:

G633m

Ou adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3499698469-livro-a-mineralogia-das-rochas-alcalinas-_JM

Sobre o Autor:

Celso de Barros Gomes é professor emérito do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e, há longo tempo, vem desenvolvendo atividades de pesquisa relacionadas ao tema magmatismo alcalino. Esse envolvimento resultou em produção científica das mais significativas, incluindo a edição dos livros Alkaline magmatism in central-eastern Paraguay. Relationships with coeval magmatism in Brazil (1996), Mesozoic to Cenozoic alkaline magmatism in the Brazilian Platform (2005), Magmatismo alcalino continental da região meridional da Plataforma Brasileira (2017) e Os carbonatitos cretácios da Plataforma Brasileira e suas principais características (2020).

Prefácio

Este livro traz informações sobre os minerais de rochas alcalinas do Brasil e, também, do Paraguai, Bolívia e Uruguai. Ele é muito importante sob vários aspectos. Um deles é que as descrições mineralógicas às vezes são publicadas em periódicos de fácil acesso, mas muitas vezes em teses, dissertações ou relatórios de difícil obtenção. Neste livro, foi feita uma pesquisa abrangente e muito detalhada, incluindo referências das mais variadas fontes, que de outra forma seriam inacessíveis. Eu mesmo vou poder pesquisar informações (que não sabia que existiam) sobre alguns minerais problemáticos. É realmente importante juntar informações mineralógicas dispersas na literatura.