IGc representado em encontro com Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação

Marcelo Mota, bolsista FGA lotado no IGc/USP, apresenta os resultados dos seus primeiros seis meses no Programa.  Crédito: Joseline Manfroi

Publicado em 28/09/2023 | Por: Marcelo Mota

Na tarde da última segunda-feira, 25 de setembro, nas dependências do Centro de Inovação da USP (InovaUSP), ocorreu o 1º Encontro do Programa de Formação em Gestão Acadêmica (FGA) da USP, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/USP). A palestra de abertura do Encontro teve como expositora a Presidente da Associação Brasileira de Gestores de Pesquisa, Juliana Juk Susnik, que abordou os desafios desta profissão, especialmente nos ambientes universitários.

O Instituto de Geociências (IGc/USP) foi representado pelo Dr. Marcelo Mota, bolsista FGA lotado na unidade, e por dois de seus supervisores, o Prof. Dr. André Sawakuchi e o Prof. Dr. Valdecir Janasi, ambos coordenadores de Projetos Temáticos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Ao todo, o evento contou com a presença de dez bolsistas do Programa FGA oriundos de diferentes campi da Universidade, além de vários dos seus supervisores que são também coordenadores de Projetos Temáticos FAPESP beneficiados pelo Programa FGA. Participaram ainda do evento a Profa. Susana Inés Cordoba de Torresi, Pró-reitora Adjunta de Pesquisa, e o Prof. Raul Gonzalez Lima, Pró-reitor Adjunto de Inovação, ambos representando o Prof. Paulo Alberto Nussenzveig, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP.

O Programa FGA foi criado em agosto de 2022 pela PRPI/USP e implementado a partir de 2023 com o fim de designar pesquisadores doutores para suprir a necessidade de formação de profissionais capacitados na gestão acadêmica de grandes projetos de pesquisa. O Programa visa otimizar o tempo dos pesquisadores principais, dando maior competitividade internacional à pesquisa e fomentando o avanço de diversas áreas de conhecimento e inovação da Universidade.

Profa. Susana Torresi junto a nove dos dez bolsistas FGA presentes ao evento.  Crédito: Joseline Manfroi