Prof. José Domingos Faraco Gallas

Bacharelou-se em geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1978, tendo concluído mestrado em geofísica em 1990 pela Universidade Federal do Pará e doutorado em geociências e meio ambiente, ênfase em geofísica aplicada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2000.

Foi pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) de fevereiro de 1979 até fevereiro de 2002, participando de diversos projetos, com muitas atividades de campo por todo o país. Foi professor adjunto II da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) de 2004 a 2005. Prof. Doutor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) desde fevereiro de 2002 ministrando as aulas de geofísica na graduação e pós graduação, além de participar de atividades didáticas em outras disciplinas. Incansável, apesar de ter as condições necessárias para se aposentar, não cogitava para já fazê-lo mas, ao contrário, planejava voltar a campo com os alunos e vinha se dedicando a publicar trabalhos sempre interessantes, muitos deles frutos de pesquisas antigas.

Será sempre lembrado por seus alunos, em especial seus orientados (ou filhos, como os tratava) pelo amor e dedicação incansável, sem medir esforços para que todos concluíssem um bom trabalho. No curso de geofísica aplicada, com quem tive o prazer de compartilhar as aulas de campo, fazia questão de que todos participassem das diversas etapas de aquisição e tratamento de dados, formando profissionais que se destacam hoje no mercado.

Por todos os lugares por onde passou será lembrado como excelente companheiro de trabalho, pelo bom humor ímpar, pelas boas tiradas e seu apreço por uma cerveja gelada, acompanhado por uma dose “generosa” de whisky, risadas e sincera amizade.

Você fará muita falta, meu querido companheiro. Não apenas academicamente mas, sobretudo, nas conversas jogadas fora no teu “atelier”.

Fica em paz,

Fernando Augusto Saraiva