Divulgação Informes

Professores do IGc/USP entre os Melhores do Mundo no ranking Research.com

O Research.com divulgou recentemente a segunda edição do seu ranking de melhores Cientistas, Universidades, Conferências e Periódicos divididos por Áreas do Conhecimento. No Ranking dos Melhores Cientistas (Best Scientists Ranking) em Ciências da Terra (Earth Science) de 36 brasileiros, 12 são da Universidade de São Paulo e desses, 7 são do Instituto de Geociências.

De acordo com a metodologia do Research.com o “ranking dos melhores pesquisadores é uma lista confiável dos principais cientistas da área de Ciências da Terra, criada a partir de um estudo minucioso de 166.880 cientistas descobertos a partir de várias fontes de dados bibliométricos.” A posição de cada pesquisador é baseada no chamado D-index (Discipline H-index), que considera exclusivamente número de artigos e quantidade de citações para cada disciplina examinada. Para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef. As informações foram coletadas em dezembro de 2022.

Os sete professores do IGc/USP na lista são: Umberto G. Cordani, Miguel Angelo Stipp Basei, Wilson Teixeira, Benjamim Bley de Brito Neves, Kenitiro Suguio (já falecido), Claudio Riccomini e Marly Babinski. Além deles, o ex-Diretoe e Professor do IGc Colombo Celso Gaeta Tassinari (atualmente no IEE/USP) também está presente na lista.

Confira a lista dos docentes da USP no Ranking de Ciências da Terra e sua posição em relação ao mundo e Brasil:

Confira o Ranking completo em: https://research.com/scientists-rankings/earth-science/