Mídia

Tour interativo pelo Parque Estadual da Serra do Mar apresenta a geodiversidade da região

Passeio virtual organizado por grupo de pesquisadores do Instituto de Geociências (IGc) da USP oferece visão panorâmica das paisagens, mapas interativos e informativos sobre a geologia do local

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturístico (GeoHereditas), sediado no Instituto de Geociências (IGc) da USP, criou um passeio virtual interativo para o público explorar o Núcleo de Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar e seus arredores.

Criado em 1977, o parque é a maior área de proteção integral do litoral brasileiro, abrangendo parte de 23 municípios do Estado de São Paulo. A área conta com mais de 360 mil hectares que representam a maior porção contínua preservada da Mata Atlântica no Brasil. O Núcleo Caraguatatuba dispõe de aproximadamente 36 mil hectares, que representam pouco mais de 10% de todo o território do Parque Estadual da Serra do Mar. Os remanescentes de Mata Atlântica presentes na região são formados pelos mananciais da represa de Paraibuna, matas de encosta, rios e cachoeiras. E três municípios paulistas fazem parte do núcleo: Caraguatatuba, Natividade da Serra e Paraibuna. 

O passeio on-line disponibiliza as paisagens do local em visão panorâmica, juntamente com informações sobre os processos geológicos que moldaram a área, e sobre os serviços ecossistêmicos que a geodiversidade local oferece, ou seja, materiais e processos que vêm da natureza e que são úteis para o ser humano. 

Leia a matéria na íntegra aqui