Geocultura

Palestra Geocultura – Encontros entre o Brasil e a África no Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro

O Geoparque Costões e Lagunas abrange 16 municípios do litoral do Rio de Janeiro. Nesta conversa, abordaremos as conexões entre Brasil e África representadas em seu território tanto pelo registro geológico quanto pelas comunidades quilombolas que lá residem, guardando a memória de resistência à escravidão e representando a importância da diversidade cultural e do direito ao pertencimento.

Palestrante
Daniel Santos é geógrafo formado pela Universidade Federal Fluminense e mestre e doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Mineralogia e Geotectônica da USP, realiza pesquisa em geoconservação, principalmente nas áreas de patrimônio geológico e mapeamento da geodiversidade.