Projeto da FAPESP que investiga a formação da Amazônia conta com a colaboração dos professores André Sawakuchi e Maria da Glória Motta Garcia do IGc/USP

Como e quando se formou a Amazônia? Essa é a resposta que o “Projeto de Perfuração Transamazônica: origem e evolução das florestas, clima e hidrologia dos trópicos da América do Sul”, quer descobrir. Com uma diversidade de indicadores, tendo como material fundamental os registros de sedimentos e rochas, será possível reconstituir o passado da Amazônia desde a sua origem, e responder questões fundamentais como, por exemplo, de que forma as mudanças climáticas influenciaram a diversidade de plantas, a diversificação de espécies e a formação do rio Amazonas.

Os estudos sobre a origem da Amazônia ainda são escassos em dados geológicos considerando a dimensão continental do bioma, sendo, geralmente, mais baseados em modelos e hipóteses, do que sustentado por evidências, sugerindo que a formação das florestas Neotropicais teria ocorrido durante o período Cenozoico (era geológica de aproximadamente 65,5 milhões de anos e que se estende até hoje).

“Se fossemos voltar no tempo, a floresta, como é hoje, teríamos a sua formação no período Cenozoico, iniciado há 65 milhões de anos. Então, essa é a dimensão temporal do nosso projeto, reconstituir a história cenozoica da Amazônia”, informa o geólogo e Professor André Sawakuchi, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador do projeto no Brasil.

Projeto de Perfuração Transamazônica, TADP, como é chamado, é financiado pelo International Continetal Scientific Drilling (ICDP), National Science Foundation (NSF) e Smithsonian Tropical Research Institute (STRI); envolve instituições de onze países e 60 pesquisadores internacionais, sendo 30 sediados no Brasil. É um dos maiores programas de pesquisa já organizados para estudar a origem e evolução da Amazônia e sua relevância global. A FAPESP, uma das financiadoras, contribui com R$5.500.000,00 para cobrir os custos de sondagens, além de quatro bolsas de pós-doutorado e uma de treinamento técnico. Trata-se de um projeto temático de cinco anos vinculado ao Programa Pesquisa FAPESP sobre Mudanças Climáticas Globais.

Leia o texto na íntegra em: https://mudancasclimaticas.fapesp.br/2022/10/03/como-se-formou-a-amazonia/