Bolsa de estudos Divulgação Edital

Pesquisador do IGc contemplado pelo Edital USP Sustentabilidade – Pós-Doutorado

A Reitoria da USP em conjunto com a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) lançaram em junho de 2022, na semana de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente um edital para seleção de bolsistas de Pós-Doutorado para o “Programa USP Sustentabilidade – USPSusten“.

“O desenvolvimento sustentável, com responsabilidade ambiental, requer forte engajamento em pesquisa e inovação, merecendo tratamento prioritário na USP. Pensando nisso, a Universidade concederá até 28 bolsas de pós-doutorado de forma a produzir dados e análises científicas que contribuam com as políticas públicas e o avanço das temáticas selecionadas”.

Carlos Gilberto Carlotti Junior

O Edital selecionou 28 pesquisadores com uma bolsa no valor de R$ 8.479,20 mensais, e com duração de 12 meses. As bolsas de PD tem o foco no desenvolvimento de pesquisa em tópicos específicos que visam à produção de dados e análises científicas que contribuam para ações estratégicas da USP em planejamento, sustentabilidade, ciência e inovação, em 28 temas: Águas Subterrâneas, Comunicação Social e Sustentabilidade, Compensações Ambientais do Estado de São Paulo, Conservação Ambiental, Construções Sustentáveis, Ecologia de Rodovias (impactos de atropelamento), Educação Ambiental, Energia, Energia Geotérmica para Climatização de Edifícios, Energia: Hidrogênio Verde, Energia Solar Fotovoltaica, Fauna, Gestão Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos, Inventário de Emissões de GEE, Meio Ambiente, Mercado de Carbono, Mesoclima e adaptação climática, Mineração, Mudanças Climáticas, Oceanos e Adaptação, Qualidade do Ar, Recursos Humanos e Sustentabilidade, Reservas Ecológicas da USP, Reúso da água na agricultura, Saneamento, Saúde Ambiental e Segurança Alimentar.

Dentre os 28 temas, o pesquisador Leonardo Capeleto de Andrade foi um dos contemplados e terá a supervisão do Prof. Ricardo César Aoki Hirata, no projeto “Recarga gerenciada de aquíferos como mecanismo de incremento da segurança hídrica de cidades“, no período de 01/09/2022 a 31/08/2023.

Saiba mais: