Últimos dias: Inscreva-se no VI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PATRIMÔNIO GEOLÓGICO

O desafio de construir uma sociedade sustentável é de âmbito global e com necessidade urgente, tendo em vista a questão do desequilíbrio ecossistêmico cada vez mais aparente e mudanças climáticas aceleradas.
Neste sentido, entre os dias 20 e 27 de agosto de 2022, a sexta edição do Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico vai debater o tema “Conservação da geodiversidade e do patrimônio geológico: nosso legado para as futuras gerações”.

Dentre os temas em destaque, serão abordados assuntos, como: geoconservação e a legislação brasileira; geoconservação em áreas protegidas; desafios para a geoconservação no século 21: mudanças climáticas, desastres naturais e recursos geológicos; diferença entre os conceitos patrimônio construído e patrimônio geológico, importância e propostas de implementação geoparques do Brasil, entre outros.

O evento, que será em formato híbrido, contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, além da comunidade, para divulgação de pesquisas e estudos em geodiversidade e patrimônio geológico, por meio de apresentação de pôsteres, painéis ilustrativos, entre outros recursos interativos. O encontro também visa incentivar discussões e planejamento de diretrizes voltadas à conquista dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

As atividades presenciais serão realizadas no campus da capital da Universidade de São Paulo. O Simpósio também oferecerá minicurso, exposição de ensino e aprendizagem em geociências para estudantes e público em geral e saídas de campo para diferentes lugares com enfoque em temáticas de geoturismo, difusão de conhecimentos em geociências e práticas de conservação da geodiversidade natural e urbana.

O Simpósio é uma realização da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), em parceria com o Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP), o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), entre outras universidades nacionais. O VI SBPG conta com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e SGB-CPRM. Confira a programação completa e informações sobre inscrições no site do VI SBPG, acesse: https://6sbpg.igc.usp.br/.

Acompanhe as últimas notícias e curiosidades também até a realização do evento nas redes sociais oficiais.

Card de Divulgação - Fim dos Descontos-04.png

VI Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico
Datas: 20 a 27 de agosto
Local: online e presencial (USP-CUASO)