Nota de Pesar

Onildo João Marini (UnB)

Caros colegas,

É com profundo pesar que o Instituto de Geociências, comunica o falecimento do Prof. Dr. Onildo João Marini (UnB), ocorrido ontem, dia 08 de novembro.

Formado pela UFRGS em 1963, o geólogo trabalhou na Petrobrás no Recôncavo Baiano. Ele também acumulou experiências na Comissão da Carta Geológica do Paraná, ficando encarregado pela cartografia da Folha Geológica de Araucária.

Entre 1968 e 1971, foi professor da UNESP, em Rio Claro, onde cursou o doutorado sob orientação do professor  alemão Heinz Ebert. O pós-doutorado foi realizado no Canadá nos anos de 1986 e 1987.

O contato com a UnB deu-se em dois momentos diferentes: em 1965 e em 1971. Da primeira vez, Onildo Marini ajudou a fundar o curso de Geologia. Em 1971, ele retornou à Instituição liderando diversas iniciativas e coordenando projetos, como a reestruturação do trabalho final de graduação e a viabilização de convênios com organizações, entre elas o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Eletronorte.

Além disso, o docente também marcou época com duas importantes conquistas: a criação do mestrado em Geologia e a transformação do Departamento de Geociências no Instituto de Geociências (IG), passando a ser o primeiro diretor. Na UnB, atuou até 1991, quando se aposentou.

Foi um dos responsáveis pela criação da Agência para Desenvolvimento da Industria Mineral Brasileira (Adimb), atuando como secretário executivo até 2018.

Em maio de 2019 o Professor Onildo Marini recebeu o título de professor emérito da UnB.

O Instituto de Geociências manifesta condolências à família, amigos, colegas e aos inúmeros profissionais que ajudou a formar.