Projeto Temático coordenado pelo Prof. Valdecir Janasi é contemplado

O Projeto coordenado pelo Prof. Dr. Valdecir de Assis Janasi intitulado “A Província Magmática Paraná: petrogênese, cronologia e impacto ambiental do magmatismo toleítico, alcalino e silícico Cretáceo na Plataforma Brasileira” foi contemplado pela Seleção de Propostas de Auxílio à Pesquisa Projeto Temático da FAPESP.

Leia o resumo do Projeto: A reativação da Plataforma Brasileira durante o Mesozoico influenciou fortemente a configuração geológica do sul e sudeste do Brasil, resultando na abertura do Atlântico Sul e na geração das bacias marginais que hospedam importantes volumes de depósitos de hidrocarbonetos. Uma das maiores manifestações desta reativação é o expressivo magmatismo de idade cretácea, registrado tanto nas bacias marginais como no continente, onde se expõem a segunda maior província basáltica continental em área do Planeta Terra (a Província Magmática Paraná), e uma das mais expressivas e diversificadas manifestações alcalinas conhecidas, margeando toda a Província, à qual se associam importantes depósitos minerais. Rochas vulcânicas silícicas (dacitos-riolitos) associadas, ainda que subordinadas volumetricamente, têm características singulares, que despertam o interesse da comunidade internacional, especialmente quanto a seus estilos eruptivos. Este projeto aprofunda a experiência acumulada nos últimos cinco anos, em que alguns dos grupos de pesquisa mais ativos no estudo do magmatismo Mesozoico do S-SE do Brasil, sediados em diversas Universidades e Institutos de Pesquisa, vêm trabalhando em associação para integrar estudos petrológicos, vulcanológicos e geocronológicos sobre a Província. São propostos dois focos principais, fortemente interligados. No estudo do vulcanismo, os principais objetivos são o estabelecimento de uma coluna estratigráfica integrada para toda a Província (com o reconhecimento de unidades estratigráficas formais), a determinação precisa da idade e duração do vulcanismo (através de geocronologia de alta precisão, pelos métodos U-Pb TIMS e Ar-Ar, e paleomagnetismo), a identificação dos estilos eruptivos do magmatismo silícico e basáltico (combinando levantamentos estruturais de campo e petrologia experimental) e a avaliação dos eventuais impactos ambientais (acrescentando aos estudos anteriores o estudo quantitativo do conteúdo e emissões de voláteis). No estudo do plutonismo associado, será enfatizada a petrogênese do magmatismo alcalino e toleítico, com a identificação das fontes mantélicas e sua zonalidade regional, e caracterização e quantificação dos processos de evolução crustal em sistemas fechados e abertos, e será refinada a geocronologia do magmatismo alcalino, que se estendeu por um período muito superior ao magmatismo toleítico, trazendo assim informação fundamental sobre eventos anteriores, contemporâneos e posteriores à abertura do Atlântico sul.

Conheça os outros Docentes do IGc/USP que são Co-Autores do Projeto: Excelso Ruberti (Pesquisador Principal ); Silvio Roberto Farias Vlach (Pesquisador Principal ); Adriana Alves; André Pires Negrão; Brenda Chung da Rocha; Celso de Barros Gomes; Fabio Ramos Dias de Andrade; Gaston Eduardo Enrich Rojas; Maria Helena Bezerra Maia de Hollanda; Maria Irene Bartolomeu Raposo; Miguel Angelo Stipp Basei; Rogério Guitarrari Azzone; e Vinicius Hector Abud Louro. Participam também do Projeto diversos bolsistas de Graduação, Pós-Graduação e Pós-Doutorado do Instituto.

O Projeto conta com a participação de pesquisadores de várias instituições Nacionais e Internacionais: Centro de Filosofia e Ciências Humanas/CFH/UFSC; Centro de Investigación Científica y de Educación Superior de Ensenada, Baja California/CICESE; Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais/CPRM/MME; Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT/UFG; Instituto Geológico/IG/SIMA; Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas/IAG/USP; Instituto de Ciências Exatas e da Terra/ICET/UFMT; Instituto de Geociências/IG/UNICAMP; Instituto de Geociências/IGC/UFMG; Instituto de Geociências/IGEO/UFRGS; Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/IPEN/SDE; Pontificia Universidad Católica de Chile/PUCCHILE; Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/PRPPG/UFG; Setor de Ciências da Terra/SCT/UFPR; The Australian National University/ANU; Università degli Studi di Torino/UNITO; e Université de Genève/UNIGE.