Divulgação

Geociências em foco: Expedição virtual pelos rios da cidade de São Paulo

O Geociências em Foco é um evento promovido pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) e o Museu de Geociências, em parceria com a Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Geociências da USP. O evento teve sua primeira edição em 2019 e contou com várias atividades de divulgação até fevereiro de 2020. Confira na nossa página: https://geohereditas.igc.usp.br/divulgacao-geociencias-em-foco/.

Em 2021 o Geociências em Foco volta de modo on-line, que terá convidados especiais e atividades voltadas à divulgação das Geociências para toda a sociedade. Nessa primeira edição, no dia 30 de abril, o Divulga Geologia (Instagram: @divulgageologia) e a Dra. Juliana Alencar (Instagram: @julianaalencarpesq) convidam para uma expedição virtual pelos principais rios e estruturas hidráulicas da cidade de São Paulo, abordando os impactos sócio-ambientais causados pelo crescimento desordenado da cidade e pelas grandes obras de canalização dos cursos d’água.

Conheça a Palestrante: Juliana Alencar, mãe do Murilo e do Gustavo, tem Doutorado e Mestrado pelo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), atuando na linha de pesquisa “Revitalização, recuperação e renaturalização de bacias hidrográficas”. Possui pós-doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) na área de Infraestrutura verde e azul e atua como professora na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECSP), autarquia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), na cadeira de Manejo de águas urbanas. É professora colaboradora no Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE-POLIUSP). Adicionalmente, trabalha como consultora em projetos de infraestrutura urbana, de infraestrutura verde e de drenagem sustentável, além de estudos hidráulicos, hidrológicos e de revitalização de bacias hidrográficas. 

No canal do Instituto de Geociências: https://www.youtube.com/watch?v=WTwBziAghUo