IGc participa da criação de Exposição no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Docentes e pesquisadores contribuíram com a elaboração e curadoria da Exposição Permanente inaugurada no último dia 21 de junho

Sob a coordenação de pesquisadores do Instituto de Geociências da USP, a exposição contou com a curadoria de profissionais e estudiosos de diversas áreas do conhecimento, ligados a universidades e institutos de pesquisa. Seu principal objetivo é divulgar cientificamente os estudos realizados na área do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e no Norte de Minas. Além disso, visa contribuir para a formação de guias turísticos e a educação da comunidade local.

Para tanto foi ministrado o curso de difusão cultural Como usar a Exposição Permanente do Parque Natural Cavernas do Peruaçu para entendimento da evolução do Patrimônio Natural e Cultural pelos condutores de visitantes locais pelo Prof. Francisco William da Cruz, coordenador da Exposição Permanente, para ensinar o uso dos painéis e materiais durante a condução de visitantes.

Também colaborou com o projeto a pesquisadora Lilian da Silva Cardoso, autora da dissertação Discursos sobre conflitos socioambientais em área de proteção ambiental: o olhar dos moradores sobre o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG), defendida sob orientação da Profa Denise Bacci.

A maquete, impressa a partir de imagem 3D trabalhada pelo Prof. Carlos Grohmann (IAG-USP) foi cuidadosamente impressa e montada por Marco Antonio Diniz dos Santos, analista da Seção Técnica de Informática do IGc/USP.

Outra contribuição importante na elaboração da Exposição Permanente foram os resultados e interpretações oriundos do estudos paleoclimáticos com as cavernas da região empreendidos pelo Prof. Nicolás Strikis.