IGc na Mídia

Momento China USP #5: Cooperação científica em workshop organizado pelo CEAS e pelo Centro USP China

Sustentabilidade e mudanças climáticas foram pautas do encontro que impulsionará novas parcerias de pesquisa

Publicado: 17/04/2025 às 08:00 – JORNAL DA USP – Fonte: https://bit.ly/3GmN5pH

O Centro de Estudos da Amazônia Sustentável (CEAS) e o Centro USP China, receberam pesquisadores brasileiros e chineses no evento que aconteceu em março. Com o apoio da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Chinesa de Ciências, os cinco dias de encontro – três dias na USP e dois na Amazônia – foram ocupados com apresentações e conversas que devem culminar em uma série de novas pesquisas em colaboração dos dois países.

O programa traz entrevistas com os professores Paulo Artaxo, diretor do CEAS; Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, da Esalq, diretor do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON); e André Sawakuchi, do Instituto de Geociências.

Com base nos temas abordados, foi possível estabelecer diálogos entre grupos que estudam questões semelhantes em seus países. O professor Paulo Artaxo destaca o caráter multidisciplinar do encontro e os próximos passos da parceria.

O episódio reforça ainda como os centros recém criados na USP, como o CEAS, o Centro USP China e o CCarbon, têm impulsionado novas conexões entre cientistas brasileiros e chineses. Além dos 40 acordos vigentes entre a USP e universidades chinesas, mencionados no primeiro episódio do Momento China USP pelo professor Sérgio Proença, essas cooperações ganham força também em eventos como o workshop abordado nesta edição.

Na editoria Cultura, o Momento China USP dessa semana traz o minidocumentário “Rio Mãe”, realizado pela estudante de Cinema da ECA-USP Cristina Neves, durante sua participação no programa Looking China. O filme retrata o Karez, um sistema milenar de irrigação subterrânea usado na China, que permite o surgimento de oásis nas regiões mais quentes do mundo..

Na editoria Mandarim, o programa aborda o simbolismo do número quatro na cultura chinesa, considerado não auspicioso por ter pronúncia semelhante à palavra “morte”. Esse gancho leva a uma rápida conversa com a estudante chinesa Dudu, sobre o Festival Qingming, celebrado em abril e dedicado à homenagem aos antepassados. A tradição tem origem na Dinastia Tang e se assemelha, em essência, ao Dia de Finados no Brasil.

O episódio reforça como os centros multidisciplinares da USP, como o CEAS, o Centro USP China e o CCarbon, têm impulsionado novas conexões entre cientistas brasileiros e chineses. Além dos 40 acordos vigentes entre a USP e universidades chinesas, mencionados no primeiro episódio da série pelo professor Sérgio Proença, essas cooperações ganham força também em eventos como o workshop abordado nesta edição.

Fonte: https://jornal.usp.br/podcast/momento-china-usp-5-cooperacao-cientifica-em-workshop-organizado-pelo-ceas-e-pelo-centro-usp-china/