Semana de Recepção aos Calouros do IGc/USP fecha com atividade de campo na Flona de Ipanema (Iperó, SP)

No último sábado, 8 de março, os estudantes dos dois cursos do IGc fizeram a atividade final da semana de recepção, uma excursão científica à Flona de Ipanema, em Iperó (SP). A Floresta Nacional de Ipanema é uma unidade de conservação gerida pelo ICMBio, cuja função, além de preservar os recursos naturais, é abrigar as construções históricas remanescentes da Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, que datam de 1811 a 1913.
Para o curso de Geologia, ainda está prevista uma atividade de campo nas cavernas do PETAR, organizada em conjunto com o GGeo – Grupo da Geologia de Espeleologia da USP.
A atividade na Flona é uma tradição antiga que se retoma com os novos estudantes, em função da importância geológica e histórica do lugar. Há várias décadas, os estudantes dos dois cursos, acompanhados de docentes e veteranos, participam dessa atividade, que tem como objetivo prepará-los para as aulas de campo.

Nessa atividade, organizada pelos coordenadores dos cursos Veridiana Martins (Geologia) e Gaston Enrich Rojas (LiGEA), os participantes foram incentivados a observar desde o relevo na saída de São Paulo até o da Depressão Periférica, de onde soergue o Morro de Araçoiaba e, a partir dessas observações, formular hipóteses sobre a origem da elevação.

A atividade contou com a participação de 58 estudantes de ambos os cursos, refletindo sua ampla adesão. A Semana de Recepção, por meio de suas atividades integradas, tem favorecido uma interação harmoniosa entre os cursos e entre calouros e veteranos. Além disso, tem proporcionado um primeiro contato com o método científico no contexto dos estudos em Geociências.



















