Tapetes microbianos, encontrados em ambientes costeiros, podem ser fundamentais para desvendar mistérios sobre a vida extraterrestre
Publicado: 02/12/2024 – 13h28 – Última modificação: 03/12/2024 12h21
TVTNews – Fonte: https://tvtnews.com.br/pesquisa-usp-encontrar-vida-extraterrestre/
Texto: Gabriel Valery
Uma expedição científica que contará com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) à Antártida está conectando biodiversidade terrestre e a busca por vida extraterrestre. Sob a coordenação do professor Douglas Galante, do Instituto de Geociências (IGc-USP), os estudos buscam compreender a formação e as características dos tapetes microbianos — estruturas de biofilmes de bactérias que produzem minerais por bioprecipitação, um processo semelhante ao utilizado por organismos para criar esqueletos ou conchas.
A embarcação encarregada da missão é o navio quebra-gelo Akademik Tryoshnikov, do Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica (AARI) de São Petersburgo, na Rússia, com 133 metros de comprimento, dez laboratórios, dois heliportos, botes, guinchos e outros equipamentos de pesquisa especialmente projetados para missões polares. Seu casco reforçado tem capacidade para atravessar banquisas (plataformas de gelo flutuante) com até 1,5 metro de espessura.
A meta, segundo Simões, é inspecionar cerca de 15 geleiras ao redor do continente. Além das análises feitas com instrumentos do próprio navio, os pesquisadores vão usar helicópteros para coletar amostras de gelo e neve do continente.
Leia na íntegra: https://tvtnews.com.br/pesquisa-usp-encontrar-vida-extraterrestre/