Encontro no Instituto de Geociências (IGc) da USP irá celebrar a cultura e resistência negra com capoeira e dança afro-brasileira
Publicado: 25/11/2024 17:37 – JORNAL DA USP – Fonte: https://jornal.usp.br/?p=830772
Na próxima quarta-feira, dia 27, às 13 horas, no Instituto de Geociências (IGc) da USP, acontecerá a Vivência de Dança Afro-Brasileira do Núcleo de Artes Afro-Brasileiras da USP. O encontro, que homenageia a Semana da Consciência Negra, será conduzido pelo contramestre de capoeira Luiz Antônio Nascimento Cardoso, mais conhecido como Pinguim, e tem como um de seus objetivos celebrar as heranças e raízes da cultura africana no Brasil.
Mestre Pinguim é uma importante figura da capoeira brasileira. Nascido na Bahia ,onde teve seu primeiro contato com a cultura afro-brasileira, teve como mestres em São Paulo o Mestre Pato e o Mestre Gato Preto. Ele é fundador do grupo de capoeira angola Senzala e se tornou diretor artístico do Núcleo de Artes Afro-Brasileiras da USP, onde dá aulas de capoeira angola, dança afro e percussão. Nos anos de 1990, Mestre Pinguim integrou a Cia. de Dança Batá Kotô como bailarino e professor de dança afro.
Em 1999, iniciou um projeto de arte-educação por meio da capoeira com seus alunos do Grupo Guerreiros de Senzala, em unidades da Fundação Casa (antiga Febem), através da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Em 2002, foi convidado pela Academia de Dança Ballet Stagium, através de sua diretora Márika Gidali, a atuar como arte-educador em projetos da academia, como o Projeto Joaninha e o Projeto Professor Criativo, com aulas de dança afro e capoeira angola para alunos e professores da rede pública de ensino.
Em 2012 recebeu o VII Prêmio África-Brasil do Centro Cultural Africano e, em 2017, foi homenageado por docentes e pesquisadores do Napedra, Núcleo de Antropologia da Performance, do Departamento de Antropologia da USP, recebendo o título de Mestre do Saber.
O evento de celebração comandado por Mestre Pinguim vai acontecer no pátio do Instituto de Geociências, R. do Lago, 562 – Butantã, São Paulo – SP. A vivência vai começar às 13h e terminar às 14 horas. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição.
Fonte: https://jornal.usp.br/?p=830772
Matérias relacionadas:
https://agencia.fapesp.br/homenagem-a-semana-de-consciencia-negra/53394