Prof. Dr. Raphael Hypolito

Caros colegas,

É com profundo pesar que o Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), comunica o falecimento do Professor Aposentado Raphael Hypolito, ocorrido na sexta-feira, dia 20 de setembro de 2024.
A despedida e a cerimônia de cremação foram realizadas no dia 21 de setembro no velório do Cemitério São Pedro e Crematório da Vila Alpina.

A Direção.

——————————————————–

Encaminhamos um breve texto de despedida elaborado por ex-alunos:

Prof. Raphael Hypolito, natural da cidade de Salto-SP, graduou-se em Química (bacharelado e licenciatura) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, em 1965. Iniciou sua carreira como professor do Instituto de Geociências da USP, em 1966, onde obteve os títulos Mestrado (1970) e de Doutorado (1972), sob orientação do professor José Vicente Valarelli, e de Livre-docência (1980).

Foi professor adjunto e titular pelo Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental onde também coordenou o Laboratório de Química e, posteriormente, atuou pelo Departamento de Recursos Minerais e Hidrogeologia, tendo sido associado ao Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas (CEPAS, IGc/USP), onde coordenou o Laboratório de Hidrogeoquímica III. Com grande entusiasmo desenvolveu pesquisas científicas acadêmicas e projetos de aplicação prática de recuperação de rejeitos industriais (métodos, processos e remediações), nas transformações mineralógicas e sobre mecanismos de fixação e transporte de íons poluentes e remediações em sistema solo – sedimento – água. Foi reconhecido com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, pelos trabalhos: “Processo de tratamento de minério de manganês à base de criptomelana e hematita”, e pelo desenvolvimento de uma retorta para uso no campo por garimpeiros, na recuperação de mercúrio em amálgama de ouro. Recebeu menção honrosa do “Prêmio Nacional de Pesquisa Tecnológica” pela “relevante contribuição no setor da química”. Dentre as Patentes de Invenção podem ser destacados: tal instrumento de campo e de laboratório para detecção de mercúrio em solos e sedimentos (1988); processo de tratamento de resíduo industrial, produto da redução de permanganato de potássio (1986); kit para recuperação de mercúrio em amálgamas odontológicos (2005); kit de campo para determinação de alcalinidade em águas naturais (2007). Orientou inúmeros alunos de iniciação científica a doutorado e técnicos de laboratório, com a peculiaridade de a todos tratar com o mesmo nível de exigência. Tinha muito gosto por plantas e animais, e se dedicava à música, tendo sido compositor de música popular brasileira (chorinhos) e violinista.