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Curso de formação continuada de professores: Educação Baseada no Lugar e Geoconservação

Uma das ações dos docentes do Instituto de Geociências, além da formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, é a formação continuada para professores em exercício. O Instituto, por meio do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo – GeoHereditas têm promovido vários cursos e participado em programas institucionais, como o USP Escola. Os cursos possibilitam trocas de conhecimentos acadêmicos e escolares, estreitando a relação com os professores e desenvolvendo parcerias com as escolas públicas.

No sábado dia 31/08/2024 ocorreu uma das aulas de campo do curso de formação continuada de professores intitulado Educação Baseada no Lugar e Geoconservação, no PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. Em parceria com a Diretoria de Ensino Apiaí, e com a Faculdade de Ciências e Letras da Unesp – Campus Araraquara e o Instituto de Biociências – IB/USP, o curso conta com a participação de docentes, pós-graduandos, pós-doutorandos e estudantes da graduação; a coordenação do curso está a cargo da Professora Denise de La Corte Bacci Toledo.

A aula de campo possibilitou aos professores conhecer a geologia do PETAR, por meio da visita à afloramentos rochosos característicos na região. Partindo do Mirante da Boa Vista, foi possível conhecer as rochas que sustentam a paisagem e a biodiversidade local, bem como compreender os processos geológicos que levaram à formação das cavernas na região. No Bairro da Serra visitamos o Rio Bethary e sua importância na formação do vale que corta o parque e um afloramento para explicar a atividade tectônica ocorrida na região. No centro de Iporanga, a parada ocorreu na ponte que atravessa o Rio Ribeira e em um afloramento que conta a história da formação do ambiente de sedimentação característico do local.

Os alunos produziram um perfil da região, de acordo com as explicações realizadas em cada uma das paradas, e uma atividade final para identificação dos elementos da geodiversidade e sua relação com os demais elementos do sistema Terra.

O curso, que terá duração de cinco meses, contará com aulas remotas quinzenais e saídas de campo mensais.

Veja algumas fotos: