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Programa Aziz Ab’Saber: uma atividade de extensão apoiando a produção agrícola orgânica

Com as novas regras de curricularização estabelecidas pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Cultura e ExtensãoUniversitária da USP as Atividades Extensionistas (AEX) ganharam maior protagonismo. Como parte do tripé que compõe a Universidade (Ensino | Pesquisa | Extensão) a Extensão não tinha sua configuração bem delimitada e por conta disso não possuía ferramentas e metodologias que possibilitassem seu acompanhamento e avaliação.

Em 2023 as Pró-Reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão Universitária lançaram o guia para “Regulamentação da Curricularização da Extensão na Universidade de São Paulo: conceituação, operacionalização e implementação” [atualmente em sua segunda edição] criado pelo Grupo de Trabalho Curricularização baseado na legislação vigente adaptada às necessidades e realidades das unidades de ensino da USP.

Como fruto desse trabalho foi criada a Atividade Extensionista intitulada “Programa Aziz Ab’Saber -inspirado no Projeto Rondon, fase 1: rochagem e saneamento no Assentamento Agrícola de Iperó (SP)” coordenado pelos Professores Paulo Cesar Boggiani e Alexandra Vieira Suhogusoff do Instituto de Geociências e conta com a parceria do Instituto Terra Viva (Instituto de Agroecologia).

A obrigação da curricularização da extensão para todos os cursos de graduação, tem se mostrado um desafio. Algumas universidades optaram por inserir as horas obrigatórias nas disciplinas, mas há um problema grande nessa forma, por prejudicar a aplicação dos conteúdos das disciplinas. A USP optou por cumprir essas horas através das Atividades de Extensão (AEx), propostas pelos docentes. As unidades da USP vêm implementando essas AEx com bons resultados, mas depende ainda de maior envolvimento dos docentes, frente a esse novo desafio colocado para nós.

Paulo Boggiani

Baseada no histórico Projeto Rondon e com forte apelo socioambiental, o projeto tem sido impactante tanto para a comunidade, quanto para os estudantes.

Conheça um pouco mais sobre a atividade:

Descrição da Atividade
É de amplo conhecimento no meio universitário a experiência do Projeto Rondon na extensão universitária. Criado em 1967 e interrompido em 1989, foi retomado em 2005, a pedido da União Nacional de Estudantes – UNE. A partir da experiência prévia de docentes do IGc, em edição do Projeto Rondon em Mato Grosso do Sul, entende-se que a execução de atividades semelhantes, no âmbito da USP, seria uma boa iniciativa de se implementar a extensão universitária no processo de curricularização que se inicia. A ideia do projeto é trabalhar a extensão universitária em comunidade específica, com o conhecimento prévio da mesma, principalmente socioambiental, no sentido de levantar as suas necessidades. Na fase piloto, pretende-se trabalhar com a comunidade do Assentamento Agrícola de Iperó (SP), da qual já se tem conhecimento prévio. A atividade de extensão ocorrerá através de oficinas organizadas pelos estudantes para aprimoramento de técnicas de remineralização de solos (rochagem) em uso, e no tocante ao saneamento, construir fossas biodigestoras para melhorar o esgotamento sanitário e diminuir a carga orgânica, biológica e de sais nas águas subterrâneas e, em outra frente, realizar o diagnóstico de risco sanitário dos poços com orientações sobre sua localização, construção e manutenção. Os estudantes serão orientados a organizarem oficinas na forma de diálogo, com aproveitamento dos conhecimentos dos agricultores. Nesse diálogo, serão repassados conceitos sobre as rochas usadas como remineralizadores, sua mineralogia e origem e como o processo intempérico disponibiliza os elementos necessários para a fertilização dos solos e conceitos de água subterrânea e contaminação. Seguindo ainda os preceitos de Paulo Freire (Gadotti 2027), pretende-se realizar atividades extensionistas na forma de mão dupla, não apenas com inserção do conhecimento ao público-alvo, mas algo construído com eles e aproveitando seus saberes próprios, o que enriquecerá a experiência dos estudantes envolvidos