Oportunidade de Bolsas de Iniciação Científica FAPESP no Projeto PARANAMAGMA!

O Projeto Temático FAPESP “Paranamagma” (Processo n. 2019/22084-8), dedicado ao estudo do magmatismo basáltico e alcalino cretáceo da Província Magmática Paraná, está com duas bolsas de Iniciação Científica disponíveis para início imediato. Esta é uma excelente oportunidade para alunos do Instituto de Geociências da USP interessados em aprofundar seus conhecimentos e participar de pesquisas inovadoras. Confira abaixo os detalhes dos projetos:

Projeto 1: Caracterização Petrográfica e Composicional de Minerais Máficos
Orientadores: Prof. Rogério Azzone e Prof. Excelso Ruberti
O estudo detalhado das fases minerais máficas em rochas ígneas, envolvendo aspectos físicos e químicos, tem sido muito importante para a compreensão dos processos petrológicos e estimativas de parâmetros intensivos como temperatura, pressão, fugacidade de oxigênio e atidade de sílica de diferentes tipos magmáticos. O estudo envolve principalmente caracterização petrográfica, análises de química mineral por técnicas como microssonda eletrônica e laser ablation-ICP-MS em minerais máficos de rochas cumuláticas de tendência alcalina, especialmente clinopiroxênio. Foco será dado especialmente a uma das intrusões do acervo que possui controle de amostragem. A partir dos dados obtidos, a integração com dados prévios permitirá o detalhamento de discussões de processos petrológicos relacionados à dinâmicas de câmara magmática.

Projeto 2: Estratigrafia do Vulcanismo da Província Magmática Paraná no Estado de São Paulo
Orientador: Prof. Valdecir de Assis Janasi
Este projeto visa contribuir para a definição da estratigrafia do vulcanismo na porção noroeste do estado de São Paulo, utilizando amostras de poços tubulares profundos. O empilhamento estratigráfico de subsuperfície será estabelecido com base na geoquímica das amostras dos poços e da correlação entre eles. e será extrapolado para regiões vizinhas para inferir variações na espessura do pacote de derrames, e dar suporte a correlações regionais dos derrames individuais. O estudante será treinado em técnicas de laboratório para preparar amostras e realizar análises químicas de rochas basálticas, ajudando a estabelecer correlações regionais dos derrames vulcânicos.

Requisitos
Para o bom desenvolvimento dos temas, é desejável que o aluno tenha cursado ou esteja cursando Petrologia Ígnea. A aprovação na FAPESP requer bom desempenho acadêmico, portanto, os interessados devem anexar uma cópia de seu Histórico Escolar.

Como se Inscrever
Os interessados devem se manifestar o quanto antes, contatando os professores orientadores dos respectivos projetos. Esta é uma oportunidade de aprimorar suas habilidades e expandir seus horizontes acadêmicos!

Entre em contato:
Projeto 1: Prof. Rogério Azzone (rgazzone@usp.br)
Projeto 2: Prof. Valdecir de Assis Janasi (vajanasi@usp.br)