Saiba como expedição de alunos da USP descobriu maior caverna da região em Valinhos

Em busca de ‘supercaverna’, pesquisadores encontraram estrutura com 1 km de extensão já mapeado. Ainda há corredores e intersecções não percorridos.

Expedições em cavernas levaram à descoberta de novas espécies — Foto: GGEO/Arquivo

Uma expedição de alunos da USP descobriu a maior caverna da região de Campinas (SP) na Serra dos Cocais, em Valinhos (SP). Ao g1, os participantes do projeto de espeleologia explicaram como as buscas por uma “supercaverna” levaram a descobertas surpreendentes.

O projeto é conduzido por 16 pesquisadores da Associação Grupo das Geociências de Espeleologia (GGEO) e já visitou salões classificados como “impressionantes”, com até 300 metros. Em setembro, o grupo decidiu comprovar relatos encontrados em uma antiga revista sobre uma estrutura ainda maior.

A partir disso, foi feito um levantamento de lugares que poderiam comportar a “supercaverna”. Apesar de ainda não ter sido encontrada, uma descoberta no meio do caminho chamou a atenção pelo tamanho, com quase 1 km de desenvolvimento já mapeado, e biodiversidade.

Leia a matéria completa aqui