Nota de Pesar

Prof. José Moacyr Vianna Coutinho

A comunidade das Geociências perde hoje um dos seus membros mais ilustres: o Professor José Moacyr Vianna Coutinho. Nascido em 04/04/1924, formado no curso de História Natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em 1945 e logo tornou-se professor do mesmo curso. Ao longo de uma vida dedicada ao ensino e a pesquisa, o Professor Coutinho amealhou uma legião de admiradores, seus alunos e colegas, com quem ele compartilhou seu conhecimento e abriu os horizontes. Graças ao Professor Coutinho, a escola de Geologia da USP tem forte base na mineralogia e nas petrografias alicerçadas no uso do microscópio petrográfico. Apesar de exímio mineralogista e petrógrafo, sua contribuição científica foi ampla nas diversas áreas das Geociências. Cientista e professor, buscou novas maneiras de ensinar, como por exemplo o “Coutinhoscopio” um aparelho que simula algumas propriedades óticas. O jeito alegre e descontraído de ser, sem nenhuma arrogância, além de sua espontaneidade notável, fizeram de nosso mestre amado uma figura muito especial para todos nós que tivemos o privilégio de conviver com ele.

Este lado pessoal, afável, amistoso e distraído fez dele um personagem de muitas histórias e causos. Em 2012, foi feita uma pequena homenagem ao Professor Coutinho em forma de livro relatando algumas de suas contribuições científicas, didáticas e causos que viraram lenda. Um pálido retrato da singularidade desse homem, nas palavras dos organizadores do livro. Que seus familiares sejam envolvidos em conforto e força para atravessar este momento doloroso. Na certeza que o Professor Coutinho cumpriu sua missão de grande pesquisador e educador e que um pouco dele vive e viverá em cada um de nós. Sempre!

Ana Maria Góes

***************************************************************************************************

Homenagem do Museu de Geociências

Caros, é com muita tristeza no coração que informamos que nos deixou o professor José Moacyr Vianna Coutinho. Além das homenagens profissionais as quais ele faz jus, como grande geólogo, professor, pesquisador e muito mais, nesta pequena homenagem gostaríamos de falar sobre o grande ser humano que ele foi. Colaborativo, apoiador, companheiro, prestativo, sempre tinha um tempo para ajudar. Alunos, funcionários e pesquisadores, cada um de nós tem uma lembrança terna sobre momentos bons com nosso querido professor. É com lágrimas nos olhos que nos despedimos desse grande sujeito. Vá em paz professor, que por aqui, só deixa saudades e boas lembranças.

“José Moacyr Vianna Coutinho, casado com Lila Coutinho, teve 10 netos e sete bisnetos. Nascido em 4 de abril 1924 em São Paulo, foi um dos dez filhos de Ulysses de Abreu e Lima Pereira Coutinho e Nancy Vianna Coutinho. Graduou-se em História Natural em 1945 na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Ingressou na carreira universitária como Assistente no Departamento de Mineralogia e Petrologia da mesma Faculdade, onde se aposentou em 1978. Fez doutorado em 1951 e Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia em Berkley (EUA), entre os anos de 1952 e 1953. Lá, graças ao grande petrólogo e amigo Francis J. Turney, Coutinho teve sua carreira direcionada para a petrologia e o uso da platina universal da identificação de minerais. Foi consultor no agrupamento de Petrologia do Instituto de pesquisas tecnológicas do Estado de São Paulo, no período de 1978 a 2001. Publicou mais de 200 artigos, resumos, trabalhos completos e cartas Geológicas. Formou discípulos, que se tornaram referências na pesquisa Geológica Nacional e internacional. Por sua trajetória, recebeu diversas homenagens, entre as quais se destacam os títulos de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República (1995); de professor Emérito pela Universidade de São Paulo (2002);e a denominação de um novo mineral – A Continhoíta (2006).Trecho tirado do Livro “José Moacyr Vianna Coutinho Geologia e Causos”.

Organizadores: Eleno de Paula Rodrigues, Jorge Kazu Yamamoto, Ana Maria Góes e Maria Cristina de Moraes.