Conectividade Divulgação Institucional

O Museu de Geociências no Instagram

No dia 16 de março de 2020, o Museu de Geociências interrompeu suas atividades presenciais devido ao início da pandemia do vírus Covid-19 no país. Desta maneira, as atividades passaram a se concentrar na página do Museu no Instagram (https://instagram.com/museudegeocienciasusp/). Desde então, o perfil do Museu concentrava uma frequência de postagens acerca das movimentações presenciais das visitas e eventos. Entretanto, durante a pandemia, o perfil passou a elaborar atividades que pudessem aproximar o público que já conhecia o Museu e estava em casa, aos temas relacionados às Geociências, de maneira que o conteúdo e os trabalhos realizados pelos bolsistas durante as visitas guiadas não fossem inviabilizados.

Desta forma, foram apresentados conteúdos interativos, informativos e comemorativos, em formato de “séries”, que continham uma postagem a cada semana, fazendo com que o museu tivesse postagem todos os dias da semana, exceto sábados e domingos. Segue abaixo a descrição do conteúdo das postagens:

1. “Geologize“: uma cartilha de atividades projetada para crianças europeias durante o lockdown pelo geólogo inglês Dr. Mort. O material foi apresentado ao Museu pela Professora Eliane Del Lama. A equipe entrou em contato com o autor, que autorizou a divulgação do material em português. As atividades contavam com experimentos do mundo das Geociências para serem feitos em casa por adultos e crianças.

2. “Pergunte ao Miro“: um projeto com a ideia de um boneco viajante, perguntando dúvidas que eram recorrentes a temas de interesse dos seguidores a respeito do Museu de Geociências.

3. “Geocuriosidade“: trata-se de uma série de postagens com conteúdo informativo, a respeito de alguma curiosidade, que remete a temas das Geociências. Essa série tem bastante interação dos seguidores, que sempre sugerem temas para as postagens.

4. “Quiz: Geocuriosidade“: trata-se da utilização dos stories (interações que duram 24h), com testes rápidos a respeito dos temas que foram abordados no quadro “Geocuriosidade” daquela semana.

5. “Palavra da semana“: a cada semana, uma palavra relacionada ao Museu de Geociências, definida de forma rápida e objetiva em formato de postagem.

Além dessas séries semanais, o perfil do Museu idealiza postagens de comemorações em datas importantes às Geociências e à Museologia, como o Dia Internacional dos Museus, Dia do educador, Dia da Terra, semana do Geólogo e semana da Geografia, bem como postagens interativas como o concurso de fotografias em comemoração ao dia da Terra, no qual, os seguidores puderam enviar fotos e ter a imagem vencedora como capa do Facebook do Museu.

Em síntese, o trabalho de gerir o Instagram do Museu é detalhado e cauteloso, com o objetivo da democratização do conteúdo das Geociências para públicos alheios a esses conteúdos; as postagens são idealizadas e executadas por uma equipe de bolsistas, geólogo e chefe técnica, e vêm trazendo resultados significativos para a divulgação científica com novos públicos todos os dias, seja para o conhecimento da importância das Geociências, do Museu e também da instituição para o público geral. O Museu recebe diariamente feedbacks positivos das publicações, todas as postagens trazem interações do público em formato de comentários e mensagens de agradecimento, além de contar com um perfil com 3.311 seguidores, quase 700 a mais do que no início da pandemia.

Texto por: Arielly Tomázia, aluna da Geografia e bolsista PUB do Educativo do Museu de Geociências da USP.