Comissão de Heteroidentificação

A Banca de Heteroidentificação do IGc é responsável por validar a autodeclaração étnico-racial dos candidatos nos processos seletivos de contratação de docentes, assegurando a implementação de cotas na USP.

Todos os procedimentos a serem seguidos pela comissão estão de acordo com a Resolução da USP nº 8434, de 24 de maio de 2023, que estabelece os parâmetros para a efetivação de políticas afirmativas para pretos, pardos e indígenas em concursos públicos e processos seletivos da USP. [Link para a esta resolução]

A Comissão de Heteroidentificação do IGc, composta por docentes e servidores técnicos administrativos, tem mandato de 26/10/2023 a 25/10/2025 e é constituída pelos seguintes membros:

Titular: Lucelene Martins
Suplente: Alexandra Vieria Suhogusoff

Titular: Michele Cristina Fernandes Alves
Suplente: Maria Celestina da Silva

Titular: Daniel Souza dos Santos
Suplente: Joelma de Jesus Costa


A composição da Banca Recursal, igualmente formada por docentes e servidores técnicos administrativos, com mandato de 26/10/2023 a 25/10/2025, é a seguinte:

Titular: Adriana Alves
Suplente: Denise de La Corte Bacci Toledo

Titular: Hellen Cristina Damaso
Suplente: Michele Diniz dos Santos

Titular: Frederico Meira Faleiros
Suplente: Clodoaldo Machado Alcantara

Todos os membros das comissões concluíram o curso online de letramento (com certificação) para a formação de bancas de heteroidentificação. [link para o curso de letramento racial]