CIPAA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) do Instituto de Geociências (IGc) tem a missão de promover a segurança e o bem-estar dos funcionários, focando na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, bem como na implementação de práticas que previnam o assédio sexual, moram e outras formas de violência no ambiente de trabalho.

CIPAA tem a tarefa de estabelecer e promover regras de conduta sobre assédio e violência, garantindo que essas normas sejam amplamente divulgadas e seguidas por todos os colaboradores da instituição. De acordo com a legislação, a presença da CIPAA é obrigatória para empresas com mais de 20 funcionários e deve incluir representantes tanto dos empregados quanto dos empregadores.

Importante: A Portaria 4.219/2022, publicada no Diário Oficial em 22 de dezembro de 2022, alterou a nomenclatura da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) para alinhar-se às novas exigências da Lei 14.457/2022, que entrou em vigor em 20 de março de 2023. Com isso, as empresas devem se adequar às novas normas e assegurar que adotem medidas eficazes para combater o assédio e a violência no ambiente de trabalho. Mesmo para aquelas que já possuem canais de denúncia e políticas de combate ao assédio, é crucial garantir o treinamento contínuo de todos os colaboradores.

A CIPAA do IGc é formada por seis membros:

Titulares:
Verônica Gabriel Santos (Presidente)
André Marconato (Vice- Presidente)
Andrés Fabian Salazar
Rosana de Cássia de Oliveira Oba

Suplentes:
André Luiz Inácio
Dailson José Bertassoli Junior

Contato: cipaa-igc@usp.br