Atenção!!
Todos os pôsteres serão impressos gratuitamente. Os arquivos deverão ser enviados aos respectivos orientadores, que deverão solicitar a impressão por meio de suas contas no sistema de impressões do IGc.
Em relação às apresentações orais, o prazo máximo para upload do arquivo é de 24 horas antes do horário agendado para a sua apresentação (disponível na programação oficial do evento que será disponibilizado em breve).
As mudanças climáticas representam uma realidade incômoda dos dias atuais. São consequência do modo de vida produtivista e exploratório que a humanidade tem praticado ao longo de séculos, e que foi intensificado até níveis alarmantes nas últimas décadas. As alterações climáticas se refletem em temperaturas extremas, excesso (ou escassez) de chuvas, intensificação de eventos atmosféricos episódicos, e vários outros processos geológicos que impactam diretamente na vida dos bilhões de habitantes do Planeta Terra. Em um contexto de emergência climática, as crises Ambiental e Social se vinculam de forma indissociável, afetando com maior intensidade as populações tradicionalmente vulneráveis da sociedade.
As geociências contemplam áreas do conhecimento que se dedicam a estudar o Sistema Terra, observando produtos e processos internos e superficiais que se desenvolvem em escalas variadas de tempo e espaço. Nesse sentido, o geocientista tem a capacidade, o dever e a responsabilidade de pavimentar o caminho entre a Sociedade e o Conhecimento Acadêmico. Para que sejamos esse Elo, é crucial (e urgente!) que as geociências passem por transformações radicais, desde a sua base até as aplicações de ponta; transformações que reposicionem o papel do geocientista – como profissional e como ser humano – em um mundo em constante instabilidade. Esse caminho fomenta um modelo mais equilibrado de organização social, onde a preservação do meio ambiente não seja vista como antagonista do desenvolvimento econômico, mas que seja reconhecida como de fundamental importância para mitigar os efeitos irreversíveis das mudanças climáticas.
O IV Simpósio da Pós-Graduação do IGc-USP foi pensando como um espaço interdisciplinar onde acadêmicos e profissionais de diversos ramos das Geociências podem apresentar ideias, debater conceitos e desenvolver soluções criativas com foco no tema Geociências em Transformação: Desafios e Soluções para um Futuro Sustentável. A programação conta com 4 sessões temáticas, 4 palestras, 1 mesa redonda, 36 apresentações orais e 50 apresentações pôster, reunindo 86 pós-graduandos inscritos, 8 palestrantes convidados e 16 professores avaliadores. Assim, esperamos que este Simpósio forneça um ambiente propício para compartilhar experiências e explorar novas oportunidades de colaboração, estreitando os laços entre a comunidade geocientífica da Universidade de São Paulo.
Temos a honra de convidar toda a comunidade geocientífica para participar do IV Simpósio da Pós-Graduação do IGc-USP!

