SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP)

Trata-se de uma atividade anual onde os bolsistas dos programas PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, apresentam os resultados obtidos em seu projeto de Iniciação Científica. O Simpósio acontece anualmente, recebendo grande quantidade de trabalhos, organizados nas quatro grandes áreas de conhecimento (Humanas e Humanidades, Exatas e Engenharias, Biológicas e Saúde, Agropecuárias). Também compõem o evento mesas redondas e apresentações orais.  As inscrições são realizadas diretamente no site (uspdigital.usp.br/siicusp).

A partir do ano de  2014, o SIICUSP passou a ser realizado em duas etapas, com vistas a contribuir para os processos de avaliação e formação dos estudantes envolvidos, por meio de uma maior participação de docentes, doutores colaboradores e pós-graduandos nos processos de avaliação e da participação ativa dos estudantes como avaliadores juniores.

Em 2018 a 1ª etapa foi realizada no dia 04 de outubro, em conjunto com o Instituto de Energia e Ambiente, nas dependências do IGc/USP. O Instituto de Geociências teve a participação de 12 bolsistas apresentando seus trabalhos em forma de Pôsteres.  Nesta etapa foram selecionados 15% dos estudantes do Instituto que apresentaram os melhores trabalhos para participarem da 2º etapa.