Protocolo de Funcionamento

Considerando

  1. A evolução da pandemia de Covid-19 na cidade de São Paulo;
  2. As Portarias USP GR nos 7687 e 7689;
  3. A necessidade de atendimento à comunidade IGc/USP quanto às suas demandas informacionais; o Serviço de Biblioteca e o Conselho de Biblioteca estabelecem:

PROTOCOLO DE FUNCIONAMENTO

  1. Protocolos de Biossegurança
    • De acordo com a recomendação do Artigo 3º do Decreto Municipal nº 60.989, de 6 de janeiro de 2022; e do Artigo 5º da Portaria GR/USP nº 7.687, de 23 de dezembro de 2021, os usuários poderão utilizar a Biblioteca, bem como todo o Instituto de Geociências da USP, somente mediante a apresentação do passaporte da vacina contra a Covid-19 (em formato impresso ou digital) acompanhado de documento de identidade com foto, comprovando pelo menos 2 doses da vacinação concluídas para pessoas com 12 anos ou mais e 1 dose para crianças de 5 a 11 anos. As demais faixas etárias não previstas no Plano Nacional de Imunização não terão acesso enquanto perdurar o estado de  pandemia da Covid-19 a fim de protegê-los de uma possível contaminação. Poderá ser utilizado pela comunidade USP a Carteirinha Digital USP (e-Card USP) desde que contenha os dados de vacinação validados;
    • De acordo com a Lei Federal nº 14.019, de 2 de julho de 2020; com o Decreto Estadual nº 64.959, de 04 de maio de 2020; e com as Diretrizes aos Dirigentes das Unidades USP, de 12 de janeiro de 2022; é obrigatório o uso de máscaras bem ajustadas (cobrindo totalmente a boca e o nariz) por todos os usuários, em todas as dependências e durante toda sua permanência no Instituto de Geociências da USP;
    • A Biblioteca disponibiliza álcool em gel e álcool líquido 70o para higienização das mãos e pertences dos usuários; 
  1. Serviços Oferecidos
    • A Biblioteca realizará os empréstimos de material bibliográfico normalmente e de acordo com seu Regulamento;
    • A devolução de material bibliográfico deverá ser realizada preferencialmente na Caixa de Devolução 24 horas localizada na entrada da Biblioteca;
    • A solicitação de digitalização de material bibliográfico deve ser realizada pelo formulário online  Fale Conosco e o prazo de atendimento é de 3 dias úteis;
    • A coleção de Mapas da Biblioteca está disponível online e com acesso livre aos arquivos de imagem em alta resolução pela Mapoteca Digital;
    • As renovações de obras emprestadas deverão ser realizadas, preferencialmente, pelo próprio usuário via Dedalus, Portal de Busca Integrada ou app Bibliotecas USP. São permitidas até três renovações consecutivas, desde que não existam reservas para o material, conforme o Regulamento da Biblioteca;
  1. Uso dos Espaços
    • O Horário de Funcionamento da Biblioteca será das 7h30min às 19h30min de segunda à sexta-feira;
    • É permitido o acesso à Biblioteca com bolsas, pastas e congêneres. A Biblioteca não dispõe de armários para armazenamento dos pertences dos usuários;
    • Todos os ambientes da Biblioteca, incluindo Acervo, Áreas de Atendimento e Estudo localizadas no térreo e primeiro andar da Biblioteca estão liberadas para uso comum, mantido o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas;
    • A Sala de Computadores e Mini-Auditório, localizados no primeiro andar, não estarão disponíveis durante o período de pandemia;
    • O espaço GeoFactory de Coworking está com seu acesso e uso liberados 24 horas por dia, todos os dias da semana, para uso comum, mantido o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas. Para seu uso utilize o formulário de agendamento online.

São Paulo, 14 de março de 2022.

Anderson de Santana
Chefe Técnico
Serviço de Biblioteca
Prof. Dr. Paulo Cesar Boggiani
Presidente
Conselho da Biblioteca