MINICURSO: Software UFC-FLOW

MINICURSO: Software UFC-FLOW – uma interface computacional para o MODFLOW

Data: 28 de Novembro de 2019
Local: Auditório A5 – Instituto de Geociências (USP)
Horário: 9:00 – 12:00
Número de participantes: 60
Ministrante: Prof. Marco Aurélio Holanda de Castro – Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília (1986), M.Sc. em Recursos Hídricos pela University of New Hampshire, EUA (1990), Ph.D. em Engenharia pela Drexel University, Philadelphia, EUA (1994).

Logística: Cada participante deve dispor de seu próprio notebook (64 bits) com o software UFC-FLOW previamente instalado.

Programa do curso: Equações Diferenciais que regem o Fluxo Hídrico subterrâneo. Objetivos da Simulação Computacional do Fluxo em Aquíferos. Métodos Numéricos para Solução Computacional: Método dos Elementos Finitos e Método de Diferenças Finitas. Discretização do domínio do problema em uma malha. O software MODFLOW. Aplicações típicas do MODFLOW. Imposição das Condições de Contorno e das Condições Iniciais no MODFLOW. Calibração de parâmetros hidrodinâmicos em Modelos de Fluxo Hídricos. Método Iterativo do Gradiente
Hidráulico (MIGH) para calibração de Condutividade Hidráulica de Aquíferos. Introdução ao software UFC-FLOW para estabelecimento de uma Interface Gráfica Computacional para Entrada e Saída de dados do MODFLOW (2005). Exemplo de um Modelo Computacional usando o UFC-FLOW para Simulação Computacional de Fluxo Hídrico e Calibração de Condutividade Hidráulica.

INSCRIÇÕES (até 11/11): deve ser realizada por meio do preenchimento de formulário disponível em https://forms.gle/u81xp2WmLi2ASfXg7.
O software e instruções de instalação serão enviados para o e-mail cadastrado previamente ao dia do curso.