PERGUNTE A UM PESQUISADOR com o Profº André Sawakuchi

Qual a origem da Amazônia?

Neste vídeo, o professor na USP (Universidade de São Paulo) e no Programa de Biodiversidade e Conservação na UFPA (Universidade Federal do Pará) André Sawakuchi explica qual a origem da Amazônia.

“A Amazônia não é apenas a maior e mais diversa floresta tropical do mundo. Ela também hospeda 11 dos 20 maiores rios do planeta e representa o coração da monção da América do Sul, que é um dos principais elementos do clima global. Entender a origem da região que abriga a maior biodiversidade do planeta é uma das grandes questões da ciência contemporânea. Isso é importante para entender o funcionamento do planeta Terra”, disse. “Como é que nós podemos reconstituir a história da Amazônia desde a sua origem? Essa história está impressa nos sedimentos transportados pelos rios do passado e acumulados em camadas nas depressões chamadas bacias sedimentares. Para acessar essa história cenozóica da Amazônia, nós precisamos realizar perfurações de até 2 mil metros de profundidade para coletar amostras desses sedimentos. Essa é a motivação do Trans-Amazon Drilling Project, um projeto de pesquisa científica planejado nos últimos 10 anos, que reúne aproximadamente 60 pesquisadores de 12 países”, afirmou. Sawakuchi é pesquisador convidado do Programa Mudanças Climáticas Fapesp, um dos parceiros do Nexo Políticas Públicas.