Café Geológico

O & G no Brasil e a transição energética para uma economia de baixo carbono

Desta vez o nosso café da tarde irá nos mostrar o quão abrangente é a Geologia e como a pesquisa e a direção de projetos estratégicos podem caminhar juntas. Sendo assim, diretamente da plataforma continental do Atlântico Sul, para alegrar nossa quinta-feira, temos um encontro marcado no dia 29/09 às 18 horas com a doutora Sylvia M.C Anjos. A Dra. Sylvia compartilhará sua palestra abordando o seguinte tema: “O & G no Brasil e a transição energética para uma economia de baixo carbono”.

Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado pela University of Illinois, além de também ter especialização em gestão de empresas, com especialização no exterior (França e USA). Sylvia atuou por mais de 40 anos na Petrobrás em geociências para a E&P de petróleo e desenvolvimento e aplicação de tecnologias, incluindo o desenvolvimento do Pré-Sal. Foi responsável pelo programa Libra Digital do campo de Mero. É autora de diversos artigos no Brasil e exterior incluindo qualidade de reservatórios de óleo, e mineralogia de argilas. Atualmente aposentada da Petrobras ocupa o cargo da direção executiva de relações externas na ABGP (Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo), participa do Comitê de diversidade do IBP e é diretora da Malach consultoria e serviços, atuando principalmente na descarbonização e créditos de carbono.

Será um enorme prazer receber todos e todas que possam estar presentes, com uma convidada imensamente competente em sua área e que com certeza irá agregar muito à todos que buscam escrever uma história na geologia, assim como Sylvia. Por fim gostaríamos de agradecer ao PRH 43.1 “Formação de Recursos Humanos em Geologia do Petróleo”, que faz parte do Instituto de Geociências da USP desde 2020 e vem fornecendo diversas oportunidades de pesquisa à estudantes, e que tornaram possível o contato entre o grupo café geológico e a Dra. Sylvia.